Sessão Especial homenageia os 15 anos de atuação do Proerd

By -

Os quinzes anos de atuação no Amazonas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) foram celebrados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã desta terça-feira (13). O Programa iniciou suas atividades em 2002 na cidade de Manaus e, nos anos subsequentes, passou a atuar em municípios da região metropolitana e da fronteira. A Sessão Especial foi de autoria dos deputados Cabo Maciel (PR) e Platiny Soares (DEM), respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam.

Em outubro de 2013, a Aleam aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 323 / 2011, de autoria do deputado Cabo Maciel, transformando o Programa em lei, que passou a fazer parte da grade curricular das escolas das redes pública e particular de ensino, visando conscientizar os jovens estudantes do Estado a dizer não às drogas. Em seu discurso durante a Sessão Especial, o parlamentar disse que a homenagem era justa e necessária porque “são 15 anos de lutas para proteger os jovens”, e parabenizou a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), que coordena o Programa.

Cabo Maciel fez questão de parabenizar todos os policiais militares que atuam como instrutores pois, segundo ele, esses policiais cumprem com empenho a missão de orientar não apenas os estudantes, mas também os pais e profissionais das escolas de como agir no direcionamento dos jovens em relação à esse tema. “É muito importante trabalhar a cabeça dessas futuras gerações para que sejam conscientes dos perigos do uso de entorpecentes”, declarou.

Os instrutores do Proerd, que são policiais militares capacitados, vão às escolas e realizam palestras com os estudantes, aplicando técnicas centradas na resistência à pressão de grupos, auxílio na tomada de decisões para dizer não às drogas e desenvolvimento de habilidades motivacionais.

Durante a Sessão, o coordenador geral do Proerd, Tenente Coronel PM Audiney Pinto,  recebeu das mãos do deputado Cabo Maciel e do deputado Belarmino Lins (PROS), que presidia a solenidade, uma placa de reconhecimento pelo trabalho realizado pela Corporação na proteção e conscientização dos jovens estudantes amazonenses. Também foram entregues certificados de honra ao mérito aos instrutores do Proerd.

Em seu discurso, o Cel. Audiney afirmou que o dia era de alegria pela homenagem em razão desses 15 anos de atuação e fez questão de agradecer, à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc) parceiras e apoiadoras de primeira hora, sem as quais, disse o coordenador, seria muito difícil a realização das ações. Porém, o Cel. Audiney disse que a homenagem deve ser mesmo para todos os policiais militares do Proerd, pois os mesmos tem a missão de preparar os jovens para serem cidadãos de bem. “Essa homenagem é para vocês, policiais militares, preparados, treinados e cumpridores do seu dever junto à comunidade, tanto da capital quanto do interior do Estado”, disse.

Participaram da homenagem os deputados Adjuto Afonso (PDT), Serafim Corrêa (PSB), Carlos Alberto (PRB), Wanderley Dallas (PMDB) e Augusto Ferraz (DEM). Também estiveram presentes o comandante da PM-AM, Cel. PM David de Souza Brandão, representando o governador interino David Almeida (PSD) o secretário de Segurança Pública do Estado, Sérgio Fontes; representando o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), a diretora de proteção social da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) Fabiana Cristina Sampaio; o Coronel Domingos Sávio de Souza, Chefe do Estado Maior da PM-AM; Tenente Cristiane Balieiro, representando o Comando Militar da Amazônia; e o vereador Antônio Jorge Almeida, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Roberto Brasil