Sessão Especial da Aleam em homenagem ao Dia do Profissional da Assistência Social

By -

aleam-assistentes-sociais-homenagem-blogdafloresta 02Da Redação – Nesta quinta-feira (14), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi realizada uma Sessão Especial, em homenagem ao Dia do Profissional da Assistência Social, comemorado amanhã (15). A propositura foi dos deputados José Ricardo Wendling e Sinésio Campos (PT), Luiz Castro (PPS) e Sabá Reis (PR). Participaram representantes do Conselho Regional de Assistência Social, das Secretarias de Estado da Assistência Social (Seas) e a Municipal de Assistência Social, além de convidados. O evento foi acompanhado com a música da banda de lata, da Prefeitura de Manaus, e foram entregues placas de reconhecimento a vários profissionais, houve destaque para a labuta, conquistas e desafios dos mesmos, assim como foi ressaltada a necessidade de um Sistema Único das profissionais.

O deputado, Jose Ricado (PT) disse “tem-se visto o aumento das vagas e oportunidades para estudar e se formar na profissão de Assistentes Sociais, mas os espaços para trabalho e a disputa no mercado de trabalho ainda é grande”. Lembrou ainda, os debates na Aleam sobre a necessidade de contratação destes Profissionais nas escolas, chega ao mesmo resultado – não há recursos do Governo do Estado.

aleam-assistentes-sociais-homenagem-blogdafloresta 01Destacou-se o trabalho, muitas vezes voluntario, dos Assistentes sociais, e apontaram-se muitos homenageados (Pastoral da criança, luta por moradia, Caritas e outras), profissionais que, muitas vezes, estão em situações precárias e de risco, mas não desanimam, disse José Ricardo.

“Ser assistente social é ser como um advogado dos pobres”, salientou o deputado Sinesio Campos, que destacou também o trabalho destes profissionais na construção da sociedade amazonense e agradeceu pelo trabalho que prestam e que merece o maior respeito dos órgãos públicos.

aleam-assistentes-sociais-homenagem-blogdafloresta 03Sistema Único da Assistente Social

O Presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho, deputado Sabá Reis (PR), muito emocionado destacou a presença maciça de profissionais no Plenário da Aleam na homenagem e disse “pela primeira vez esta categoria recebe a atenção de quatro deputados da Aleam, pra mim é gratificante ver o parlamento aprovar esta homenagem, iremos implementar no Amazonas o Sistema Único da Assistente Social”.Anunciou ainda, que irá apresentar uma Indicação para que o Governo do Estado do Amazonas possa instituir o piso salarial desta categoria.

Uma das convidadas, a Assistente Social e coordenadora do Projeto Amigos Solidários, Rosa Nobre disse na oportunidade “o trabalho consiste em transformar o quotidiano dos que se encontram marginalizados para resgatar sua cidadania e sua autoestima, afim de que eles mesmos possam retomar o que lhes é seu por direito – um lugar na sociedade que deve ser construída por eles”. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil