Servidores municipais recebem orientações de preparação para a aposentadoria

By -

ASS - 27-07-15 - PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA (4)

Centenas de servidores da Prefeitura de Manaus participaram, na manhã desta segunda-feira, 27, de um encontro no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para receberem orientações relacionadas ao Programa de Preparação para a Aposentadoria “Eterno Aprendiz” protagonizado pelo Tribunal, junto a órgãos da esfera privada e pública federal, estadual e municipal.A ideia do programa é apoiar e orientar os servidores, por meio de palestras e oficinas abordando os aspectos emocional e social, a saúde e a cidadania, apontando aos pré-aposentados novas perspectivas de vida.

No evento, o prefeito Arthur Virgílio Neto foi representado pelo secretário de Administração, Planejamento e Gestão de Manaus, Gilmar Nascimento. “O prefeito entende que essas pessoas que estão em processo de aposentadoria têm muito ainda a contribuir e precisam ser amplamente respeitadas”, destacou o secretário.

O coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Tribunal, Conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva, destacou a responsabilidade dos órgãos públicos com a preparação dos trabalhadores para essa nova fase. “Não é novo e nem a primeira vez que nos envolvemos com essa discussão em torno do futuro dessas pessoas que se doaram e que agora merecem uma aposentadoria digna”, salientou.

O doutor Euler Ribeiro, diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade do Amazonas, frisou a necessidade de se manter em atividade o cérebro, o corpo e, principalmente, as atividades intelectuais e emocionais, como garantia de uma aposentadoria com qualidade de vida. “Envelhecer é um processo para o qual damos pouca importância até certa época da vida. Eu mesmo, quando fui convidado a pensar a respeito, reformulei meus planos e dediquei a minha vida à saúde dos mais vividos, me tornando médico geriatra”.

Pela Prefeitura de Manaus, também participaram do evento o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, e Bernardo Monteiro de Paula, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Mario Dantas