Senado realizará seminário em Manaus para debater sobre CBA

By -
Sen. Vanessa Grazziotin

Sen. Vanessa Grazziotin

As comissões do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia do Senado vão realizar um seminário em Manaus para discutir a reestruturação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Os ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) e Armando Monteiro (Indústria, Desenvolvimento e Comércio) serão os principais convidados. O evento deve acontecer logo após o recesso parlamentar, que começa no próximo dia 17.

Requerimento nesse sentido foi aprovado nesta terça (14) na Comissão do Meio Ambiente. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora da proposta, diz que também serão convidados todos os secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de todos os estados da região Norte, além da comunidade científica.

O evento, que inicialmente seria uma audiência pública, foi convertido para um seminário com o foco na reestruturação, planejamento e a relação do CBA com as indústrias do Polo Industrial de Manaus.

Os parlamentares também vão cobrar uma solução para o problema da falta de personalidade jurídica do órgão. “Queremos fortalecer o CBA para que possamos desenvolver a bioindústria no país e em especial na Amazônia”, disse a senadora.

Mario Dantas