Senado Federal ratifica compromisso de ceder canal digital para a TV Câmara Manaus

By -
A reunião de Wilker com Calheiros foi encaminhada pelo líder do PSD no Senado, senador Omar Aziz

A reunião de Wilker com Calheiros foi encaminhada pelo líder do PSD no Senado, senador Omar Aziz

O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB), ratificou o compromisso de ceder o subcanal da multiprogramação da Rede Legislativa de TV Digital para a Câmara Municipal de Manaus e assim garantir que a programação da TV Câmara Manaus fique disponível também em canal aberto ainda neste semestre. A iniciativa foi firmada no final da manhã desta quarta-feira (25), no gabinete da Presidência do Senado, em Brasília. Técnicos da TV Senado estarão em Manaus nos próximos dias para os acertos finais da liberação do canal aberto.  

“O presidente Renan está muito sensível a esse projeto que já vem tramitando aqui no Senado. Ele determinou que fosse dada toda a celeridade possível para que possamos avançar com a nossa tv aberta. Proporcionar que o telespectador  possa acompanhar o dia a dia da Câmara Municipal de Manaus por meio da TV aberta e não somente por meio da tv a cabo significa para nós um avanço muito amplo em todos os aspectos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto, após audiência com Renan Calheiros, em Brasília.

A reunião de Wilker com Calheiros foi encaminhada pelo líder do PSD no Senado, senador Omar Aziz que já foi vereador e presidiu a Câmara Municipal de Manaus. Participaram do encontro também o líder do PSD na Câmara, vereador Luis Mitoso (PSD) e o deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB) que como presidente da CMM deu início ao processo de inclusão da TV Câmara Manaus na Rede Legislativa de TV Digital do Senado Federal.

“Vamos agora aguardar somente os trâmites burocráticos necessários que serão encaminhados pela Secretaria de Comunicação do Senado, conforme determinou o senador Renan, para enfim ocuparmos essa multiprogramação, o que seguramente deverá ocorrer ainda neste semestre”, destacou Wilker.

Para o senador Omar Aziz, a iniciativa da Câmara Municipal de Manaus em integrar sua programação na TV aberta representa um avanço na democratização da informação. “Será a oferta de mais um espaço para a democratização das informações que circulam dentro da Câmara que obviamente são de interesse público”, destacou Aziz. 

No início de fevereiro, Wilker Barreto esteve em São Paulo conhecendo o modelo  de operação e funcionamento utilizado pela TV Câmara de São Paulo e também os projetos desenvolvidos pela Fundação Padre Anchieta, entidade que foi responsável pela implantação das emissora legislativa da Câmara Municipal de São Paulo e TV Justiça. Em março, técnicos da Fundação Padre Anchieta e da TV Cultura estarão em Manaus para fazer o levantamento das necessidades da TV Câmara Manaus, bem como a definição da programação que será transmitida em sinal aberto, com previsão para estrear ainda no primeiro semestre deste ano. O conteúdo também será transmitido pelo site da Câmara de Manaus.

O presidente da CMM, vereador Wilker Barreto, explicou que a Casa Legislativa está com duas frentes de trabalho para colocar a TV Câmara em sinal aberto. “Uma coisa não inviabiliza a outra, elas na verdade se completam, pois com a Fundação Padre Anchieta irei estruturar a TV Câmara que hoje opera de forma precária com equipamentos ultrapassados, obsoletos. Com o Senado teremos outra opção para a programação aberta”, explicou Wilker.

Na avaliação do deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB), a iniciativa do presidente da CMM, vereador Wilker Barreto de perseguir o canal digital para a TV Câmara demonstra o compromisso do parlamentar em ampliar a transparência dos atos da CMM, bem como proporcionar um espaço democrático de comunicação para a sociedade que precisa conhecer mais sobre os projetos e o cotidiano da Câmara.

Atualmente, a transmissão da programação da emissora legislativa que opera através do sistema de TV a cabo em sinal compartilhado com a TV Assembleia, encontra-se em processo de reestruturação e sua programação está disponível às segundas, quartas e sextas-feiras no horário das 7h às 15h, com transmissão prioritária ao vivo e reprise das sessões plenárias, sessões solenes, reuniões técnicas e audiências públicas realizadas no Plenário Adriano Jorge, na sede da Câmara Municipal de Manaus.

A programação da TV Câmara Manaus pode ser acompanhada pelo canal 99 para os usuários que ainda detêm o pacote da Net em sistema analógico e também no canal 06 na Net Digital.

Roberto Brasil