Senado debaterá recuperação da BR-319

By -

DSC_5976(1)

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quarta (14) a realização de uma audiência pública para debater a recuperação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). O Ibama embargou recentemente as obras da rodovia no chamado “trecho do meio” (entre os quilômetros 250 e 655,7) por constatar supostos danos ambientais.

Multado em mais de R$ 7,5 milhões, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), executor da obra, alegou que no local fez apenas a manutenção e conservação da estrada para garantir a trafegabilidade, que estava em condições precárias.

Autora do requerimento, subscrito pelos senadores rondonienses Acir Gurgacz (PDT) e Valdir Raupp (PMDB), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) diz que não é a primeira vez que a obra da BR-319 sofre um revés causado pelos desentendimentos entre os órgãos executor e ambiental.

Com objetivo de buscar uma solução rápida para o problema, a parlamentar também aprovou a urgência para a realização da audiência que deve acontecer já na próxima semana.

Para a reunião, vão ser convidados os representantes do Ibama, Dnit, Funai, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Federação do Estado de Rondônia (Fiero) e dos governos do Amazonas e Rondônia.

 

A Comissão de Infraestrutura também vai realizar uma diligência nas obras de manutenção da BR-319. Os senadores sairão no próximo dia 26 de Porto Velho e chegarão a Manaus no dia 28. Na capital amazonense, será realizada uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Mario Dantas