Senado aprova audiência para debater CBA em Manaus

By -

 

vane

Sem data confirmada, as comissões do Meio Ambiente e a da Ciência e Tecnologia do Senado aprovaram ontem (30) a realização em Manaus de audiência pública conjunta para debater a reestruturação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) serão convidados para o encontro.
Autora do requerimento na Comissão de Meio Ambiente, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) diz que o propósito será reunir a comunidade científica e autoridades  da região para debater a reestruturação, planejamento e relação do CBA com o Polo Industrial de Manaus.
Na Comissão de Ciência e Tecnologia, a proposta foi apresentada pela senadora Sandra Braga (PMDB-AM) e subscrita pelos senadores Omar Aziz (PSD-AM), Telmário Motta (PDT-RR) e Hélio José (PSD-DF).
Em Manaus, os senadores querem uma solução para um problema que persiste deste a criação do órgão: sua personalidade jurídica. Sem isso, o CBA está impedido de realizar convênio e negociar seus produtos.
Para justificar as presenças dos ministros, os parlamentares destacam que o CBA,  criado no âmbito do Programa Brasileiro de Ecologia Molecular para Uso Sustentável da Biodiversidade (Probem), tem no seu conselho representantes dos dois ministérios.
O Probem é uma iniciativa conjunta da comunidade científica, do setor privado, do governo federal, e dos governos estaduais da região amazônica. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento da bioindústria no país e em especial na Amazônia.

Mario Dantas