Semtrad e Senac qualificam trabalhadores

By -

semtrad-e-senac-1Uma parceria da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) qualificou, neste mês, 47 trabalhadores no curso de Excelência no Atendimento. Os alunos têm cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine Manaus) e irão ficar à disposição de empresas interessadas em contratar para as vendas de fim de ano.

“Após um levantamento no sistema do Sine, observamos que havia oferta de vagas de empresas cadastradas, mas não tínhamos candidatos qualificados, com cursos específicos em Vendas. Diante disso, resolvemos buscar parcerias para atender a necessidade do mercado”, explicou a diretora do Sine Manaus, Margareth Cavalcante.

A equipe da secretaria já estuda junto com o Senac a programação de novas turmas de cursos voltados à Excelência no Atendimento, entre eles o curso de Garçom que será realizado em novembro e se estenderá até março de 2017, cujas inscrições serão informadas neste mês.

O chefe de Qualificação da Semtrad, Fábio Castro, elogiou a parceria realizada com a instituição. “A equipe do Senac fez um importante trabalho de aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores. Com toda certeza, daremos continuidade a essa parceria nos próximos meses para garantir que mais trabalhadores sejam beneficiados”, disse.

semtrad-e-senac-2Gerente do Senac, Ellen Castro destacou o interesse dos trabalhadores em participar ativamente do curso para aprimorar seus conhecimentos sobre “Atendimento ao Cliente” e “Técnicas em Vendas”. “O retorno dos alunos foi o melhor possível e toda a turma teve um grande aproveitamento do curso”, ressaltou.

Oportunidade

Desempregado há seis meses, o assistente financeiro Alessandro Freitas, 30, disse que está tentando mudar de ramo de atividade para se adequar às demandas do mercado. “Como estou com dificuldades em conseguir uma vaga na minha área, estou buscando o segmento de Vendas e com esse curso (Excelência no Atendimento), tenho certeza que aumentarei as minhas chances”, explicou.

Além de garantir trabalhadores qualificados ao mercado de trabalho, a Semtrad pretende – com a parceria junto ao Senac – reagir à redução dos postos de trabalho apontada pelo último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em julho deste ano, o Caged constatou uma queda de 12,5% nas vagas de trabalho no Estado para o setor de Serviços, o equivalente a 1.149 postos trabalhos a menos no Amazonas.

Roberto Brasil