Semsa realiza ações de prevenção e combate à hipertensão

By -

hipertensaoA Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai promover, a partir desta terça, 26, práticas educativas, rodas de conversas, atividades físicas laborais, panfletagem com orientações, ações de aferição da pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As atividades serão estendidas até sexta-feira, 29, como parte da programação comemorativa ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e têm como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados básicos para prevenir a doença.

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) mostram que a hipertensão arterial atinge em média 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. A doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, estudos da SBH apontam também que metade das pessoas com pressão alta não sabem disso, e dos que sabem apenas 25% são aderentes ao tratamento. “Por isso, a importância de incentivarmos a aferição da pressão anualmente e nos certificarmos de que a população entenda como prevenir a hipertensão”, afirmou.

De acordo com Sinara Mady Flores, do Núcleo de Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia) da Semsa, a prevenção é o melhor remédio para evitar as consequências da doença, o que pode significar a necessidade de mudanças no estilo de vida dos manauenses. 

“Ter alimentação saudável, reduzir bebidas alcoólicas, parar de fumar, praticar atividade física, manter o peso saudável e diminuir o estresse são algumas regras que podem evitar pressão alta”, alertou Flores, acrescentando que em Manaus são 233.125 pessoas com hipertensão, tomando a estimativa de 20% da população de 20 anos ou mais.

Legislação

O Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão é comemorado dia 26 de abril em em todo território brasileiro, conforme Lei Federal nº 10.439 de 30 de abril de 2002 e regulamentada pelo Projeto de Lei do Senado Federal nº 151 de 12 de agosto de 1998, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial.

Roberto Brasil