Semsa esclarece sobre bactéria Hib

By -

bacteria-hibA Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no intuito de esclarecer a população em relação a infecção pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib), ressalta que a mesma atinge principalmente crianças até cinco anos, podendo causar diferentes doenças infecciosas, inclusive a meningite, que geralmente tem um início súbito com febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. A transmissão da Hib se dá pelo contato com pessoas infectadas, mesmo que estes não apresentem manifestações clínicas.

Manaus não apresentava registros de meningite por Hib desde 2014, quando houve quatro casos e um deles evoluiu para óbito. A Semsa descarta a suspeita de surto ou agregado de casos e está prestando acompanhamento integral ao caso registrado nesta sexta-feira, 11. Ressaltando que a vacinação é a única forma de se prevenir contra a doença e que se encontra disponível na rede pública de saúde, através da vacina Pentavalente, com uma eficácia de 95% a 100% após a aplicação do esquema completo de imunização.

A vacina contra o Hib deve ser aplicada de acordo com o calendário vacinal na faixa etária de dois, quatro e seis meses de vida e em caso de atraso em relação às datas previstas, deverá procurar uma unidade de saúde para tomar a próxima dose da vacina. Crianças com mais de cinco anos geralmente não precisam ser vacinadas.

Roberto Brasil