Semsa abre semana de atividades de combate ao Câncer Bucal

By -
As pessoas devem ficar alertas e sempre observar a boca

As pessoas devem ficar alertas e sempre observar a boca

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) comemorou, neste domingo, 25, o Dia do Dentista com a abertura da Semana de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal, que vai até o dia 31 de outubro. Este ano, as equipes da especialidade irão ampliar o alcance da ação a partir da ‘busca ativa’, especialmente em pacientes que apresentam algum dos fatores de risco para a doença como, por exemplo, idosos, fumantes, alcoólatras, imunossuprimidos (baixa imunidade) e trabalhadores com exposição contínua ao sol.

A abertura da campanha ocorreu no Parque dos Bilhares, com a parceria do Conselho Regional de Odontologia (CRO-AM). Na programação, uma caminhada de conscientização aos cuidados com a saúde bucal e ginástica.

combate-cancer-bucal-bilharesA diretora do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Kassia Veras, enfatizou na abertura que a prefeitura tem trabalhado no sentido de garantir a população acesso aos cuidados com a saúde bucal. “Incentivamos a necessidade de exames periódicos nos nossos consultórios odontológicos. Isso é fundamental para prevenir doenças mais graves. As pessoas devem ficar alertas e sempre observar a boca e, caso percebam alguma ferida, devem procurar imediatamente uma unidade de Saúde “, alertou.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia, João Batista Figueiredo, destacou a importância da iniciativa da Prefeitura em alertar a população sobre como identificar perigos de câncer bucal. “Parabenizo a Prefeitura pelo primeiro lugar no Prêmio Brasil Sorridente, que demonstra a preocupação na saúde bucal. O CRO é parceiro da Semsa e estamos juntos cada vez mais na valorização do profissional e parabéns a todos pelo Dia do Dentista”, afirmou.

Em 2014 foram realizadas 186 atividades educativas e 2.415 exames bucais, na última edição da semana de prevenção. Também foram identificadas 137 lesões com potencialidade para o câncer, que foram encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para confirmação do diagnóstico, por meio de exames de biólogicos.

Roberto Brasil