Semsa abre inscrições para curso de Cuidador Informal de Idosos

By -

cuidador-idoso colagemA Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está com inscrições abertas para o curso de Cuidador Informal de Idosos e Pessoas com Deficiência. O curso está marcado para o período de 11 a 15 de abril, no Centro de Convivência da Família 31 de Março, rua 21, s/n, bairro Japiim I, das 8h às 12 horas.

Estão sendo oferecidas 80 vagas, distribuídas entre profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona Sul de Manaus e para a comunidade em geral, principalmente no caso de familiares ou pessoas que já cuidam de idosos e de pessoas com deficiência. Os interessados podem fazer a inscrição pelos telefones 3637-4078 e 98115-6458, no horário das 8h às 12 horas.

As inscrições são gratuitas e o conteúdo programático inclui 20 horas de aulas. O curso não tem caráter técnico-profissionalizante, mas oferece informações práticas para qualificar e humanizar o cuidado prestado às pessoas idosas ou com deficiência.

cuidador-idoso 03Uma das técnicas responsáveis pelo Programa Saúde do Idoso, a assistente social Maria das Dores Castilho dos Santos, informa que as aulas irão abordar os temas: Violência e maus-tratos; Saúde Bucal na Terceira Idade; Cuidando do idoso em casa; Depressão e demência; Prevenção de quedas e fraturas do fêmur; Primeiros socorros; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Prevenção e cuidados com Alzheimer; Importância da atividade física; Envelhecimento e memória; Prevenção ao câncer e climatério; Incontinência urinária; Benefícios sociais; Riscos da automedicação; Nutrição; Hipertensão e Diabetes.

O principal objetivo do curso é qualificar o cuidado domiciliar que é oferecido aos idosos e às pessoas com deficiência ajudando a família a entender o processo de envelhecimento, ter informações sobre as doenças que podem surgir nessa fase da vida e o que pode ser feito para estimular o idoso a ter autonomia e independência.

A organização do curso de Cuidador Informal de Idosos e Pessoas com Deficiência faz parte do planejamento anual da Semsa. A programação é executada de forma descentralizada pelos Distritos de Saúde Sul, Norte, Leste, Oeste e Rural, atendendo a população de todos os bairros da cidade de Manaus. A meta da Semsa é oferecer este ano um total de 510 vagas para todo o município.

Roberto Brasil