Semmasdh vai receber Carretas da Saúde a partir desta terça-feira

By -

portaldoholanda-627847-imagem-foto-amazonas

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) recebe, a partir de terça-feira, 13, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher e de Saúde Médico Ambulatorial na sede da secretaria, localizada na av. Ayrão, esquina com a av. Ferreira Pena, s/nº, no Centro. Os atendimentos iniciam às 8h e seguem até às 17h.

As unidades permanecerão no local até o dia 07 de novembro, como parte das ações da Prefeitura de Manaus para conscientizar mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama. Além das servidoras da secretaria, os serviços estarão disponíveis para as beneficiárias do programa Bolsa Família, mães com filhos autistas e usuárias dos diversos serviços da Semmasdh.

“Solicitamos os exames para atender as nossas servidoras tanto da sede quanto das nossas unidades. Ano passado, identificamos que as usuárias do Bolsa Família representam a maioria da procura pelos exames, e é claro que iremos atender a todas as mulheres que venham até nós, pois elas têm seus direitos por uma saúde preservada, assegurados pela Prefeitura de Manaus”, afirmou a secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro.

Na Unidade de Saúde da Mulher serão disponibilizadas, diariamente, 40 mamografias e 50 ultrassonografias: abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mamas. Para a mamografia, é necessária requisição médica para mulheres até 39 anos. A partir dessa idade, é dispensável. Já para ultrassonografia, a requisição médica é obrigatória.

Na Unidade de Saúde Médico-Ambulatorial serão realizadas, por semana, 80 consultas generalistas, 80 consultas pediátricas, 120 exames preventivos e 150 coletas de exames de laboratório.

A partir do dia 03 de novembro, as unidades localizadas na Semmasdh passarão a atender os homens, dando início à campanha Novembro Azul. A mobilização é dedicada ao combate do câncer de próstata e às doenças mais comuns, em homens, como hipertensão e diabetes. Nesta unidade será possível realizar ultrassonografias da próstata e do abdômen.

Mario Dantas