Semmas flagra roubo de açaí no Parque Municipal do Mindu

By -

açai-roubo-semmas-mindu-2Dois homens foram detidos com 150 quilos de frutos de açaizeiros, roubados do interior do Parque Municipal do Mindu, durante uma ação fiscalizadora de rotina realizada pelos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), responsável pela gestão da unidade de conservação. O fruto já estava em um saco dentro do baú de uma caminhonete, que se encontrava estacionada na rua 37, na parte sul do parque, no Parque Dez, Zona Centro-Sul.

A carga seria levada para a comercialização, segundo confessou um dos homens detido e encaminhados à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema). A ação ocorreu no final da tarde da última quinta-feira, 1º de outubro, quando os dois homens foram flagrados durante uma inspeção dos agentes.

açai-roubo-semmas-mindu-1De acordo com o gestor do parque, José Feitoza, um dos homens fazia a coleta e o outro era o condutor do veículo. Segundo ele, a gestão do parque vem reforçando as ações de fiscalização para conter a ação de pessoas que tentam adentrar na unidade de conservação, pelas laterais, com o propósito de explorar produtos florestais.

Tanto o que estava coletando quanto o condutor do veículo foram autuados, respectivamente, nos artigos 138, inciso 4, e 139, inciso 9, do Código Ambiental do Município, Lei 605/2001, por exploração de produtos florestais em unidade de conservação e degradação em área protegida, com multas no valor de 251 e 501 Unidades Fiscais do Município (UFMs).

José Feitoza explica ainda que os produtos florestais gerados dentro de uma unidade de conservação servem para a fauna e a recuperação florestal da área.

Roberto Brasil