Semmas combate poluição sonora nos conjuntos habitacionais do Prosamim

By -

semmas-poluicao-sonora-prosamim-1A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), está realizando ações de combate à poluição sonora, entre outras infrações ambientais, provocadas por estabelecimentos de naturezas diversas, instalados irregularmente em unidades habitacionais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O trabalho teve início na última terça-feira, 6, no conjunto residencial  Prosamim I, situado entre a avenida Beira-Rio e Ipixuna, no Centro, e se estenderá a todos os conjuntos habitacionais.

semmas-poluicao-sonora-prosamim-2O trabalho será realizado em parceria com a Unidade Gestora do Prosamim, tendo como base denúncias recebidas pelo órgão ambiental. No residencial da Ipixuna, seis bares que funcionavam em apartamentos no andar térreo dos blocos foram notificados a transferir as atividades para locais adequados, tendo em vista já terem sido interditados pela fiscalização. A Semmas recebeu diversas denúncias de moradores, revoltados com o problema do barulho causado não só por bares, como também oficinas e até serralharias instaladas nos apartamentos.

semmas-poluicao-sonora-prosamim-3De acordo com o Departamento de Fiscalização da Semmas, o mau uso das estruturas dos conjuntos vai de encontro à proposta do programa, que é de dar o ordenamento à moradia de famílias, com áreas de lazer, sistema de drenagem, entre outros. Junto com a fiscalização, atuam os técnicos da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, que fazem o trabalho de orientação, com distribuição de material informativo, a respeito da poluição sonora.

Roberto Brasil