Seminf modifica escala de trabalho para acelerar ações de pronta-resposta

By -

Para dar ainda mais agilidade nas soluções de problemas emergenciais, como o rompimento de uma rede de drenagem profunda ocorrido neste sábado, 22, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul da cidade, a Secretaria Municipal ­ Infraestrutura (Seminf) modificou seu cronograma de trabalho. Agora, haverá sempre uma equipe de pronta-reposta mobilizada para atender as ocorrências fora do expediente. 

A medida atende uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, para minimizar os problemas ocasionados pelo rigoroso inverno. Segundo o próprio prefeito, que esteve acompanhando os serviços de recuperação da rua Rio Jamari, no conjunto Vieiralves, a nova rotina de trabalho não prejudica a programação diária dos 16 Distritos de Obras. 

“O plantão serve para as ocorrências de pequeno e médio porte, garantindo também uma resposta mais rápida nas ocorrências maiores”, explicou Arthur, citando como exemplo a atuação da Seminf na avenida Torquato Tapajós, que em menos de 48h substituiu toda uma galeria com mais de 20 anos. “São pessoas e equipamentos que se mantêm mobilizados para atender com muito mais pressa àquilo que, geralmente, levava mais tempo”, reforçou. 

Os serviços de recuperação da rede de drenagem profunda na rua Rio Jamari tiveram início logo após o contato de um morador da área com a Seminf, comunicando o problema. A situação ocorreu porque um tubo desanelou, o que ocasionou o afundamento em um trecho da via. Após identificação do problema, foi feita a substituição da tubulação por uma rede de tubos mais largos com de 0.40 de diâmetro, que irá garantir a melhor vasão das águas.

“Essa rede de drenagem era antiga e não suportou o volume de água, que tem sido bem mais intenso nesse inverno, já que sofremos influência do fenômeno La Niña. Ainda hoje faremos a recomposição da base, mas deixaremos o asfaltamento para amanhã, já que não comprometerá o tráfego de veículos na via. Essa medida vai possibilitar uma compactação melhor da base para receber o asfalto”, afirmou o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto. 

Ainda neste sábado, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura também estiveram atuando na contenção de uma erosão que ocorreu na rua Ramos Ferreira, no bairro Praça 14, zona Sul. No local foi feita uma escavação para recuperação da rede, além da reconstrução do meio-fio e sarjeta. O trecho da via recebeu nova pavimentação asfáltica.

Roberto Brasil