Semana terá atividades de encerramento da campanha Setembro Verde

By -

campanha-setembro-verde
Na quarta-feira (28), serão realizadas atividades de sensibilização dos profissionais da área de saúde que atuam nos Prontos-socorros 28 de Agosto e Platão Araújo, Fundação Hospital Adriano Jorge, Hospital do Coração Francisca Mendes e Hospital Universitário Getúlio Vargas.

Na quinta-feira (29), será realizada uma palestra de sensibilização voltada para as famílias, no auditório do Instituto Médico Legal (IML).

Celebração ecumênica – O encerramento da programação será na sexta-feira (30) com uma celebração ecumênica que reunirá profissionais da saúde, familiares de doadores e pacientes beneficiados com o transplante. A celebração será realizada no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Segundo a coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, esse tipo de programação é importante por ajudar a implantar a cultura da doação de órgãos. “É importante que as pessoas tenham as informações, de como são feitos os processos de doação de órgãos para transplantes, pois assim elas têm mais propriedade para decidir na hora da doação”.

Iluminação verde – Durante todo o mês de setembro, os prédios da Fundação Hospital Adriano Jorge, Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, 28 de Agosto, Platão Araújo, Delphina Aziz, Fundação do Coração Francisca Mendes, Hospital Infantil Dr. Fajardo, Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, Maternidade Ana Braga e Instituto da Mulher Dona Lindu estão com suas fachadas iluminadas na cor verde.

Também aderiram à iniciativa a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e a Assembleia Legislativa (Aleam).

Transplantes – O Amazonas já realiza transplantes de córneas, fígado e rins. O transplante de rim é feito, atualmente, no Hospital Santa Júlia, unidade da rede privada credenciada pelo Ministério da Saúde para a realização desse tipo de procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Áida Fernandes