Semana de Aleitamento Materno

By -

noticia_0d2531b8c1ff6965d79b2900894cb469

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) inaugura, nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, durante a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, quatro novos postos de coleta de Leite Humano, sendo dois na Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste de Manaus, um no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus, em linha reta) e outro em Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital, em linha reta). 

A abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno será na Maternidade Ana Braga, na Zona Leste, às 8h30. Até o dia 6 de agosto equipes dos Bancos de Leite, Maternidades e Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), da rede estadual, estarão realizando uma série de ações voltadas para a promoção, estímulo e apoio ao aleitamento materno.

O encerramento da programação, no dia 6, sábado, será com um “Mamaço” (evento em que as mães es tarão amamentando simultaneamente), no Largo São Sebastião, às 16h30. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, com a abertura dos novos postos, o Amazonas passa a contar com 22 pontos de coleta de leite humano. 

Atualmente, três Bancos de Leite Humano (BLH) funcionam na rede estadual de Saúde: BLH do Amazonas, vinculado à Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste; Fezinha Anzoategui, no Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul; e Galileia, na Maternidade Azilda Marreiro, na Zona Norte. “Dezoito postos de coleta estão em Manaus e os outros quatro ficam nos municípios de Borba, Manicoré e agora Itacoatiara e Tabatinga”, disse. 

Mario Dantas