Semana da Árvore encerra com o plantio de 530 mudas às margens do Igarapé do 40

By -

igarape40-mudas1A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou neste sábado (27) o plantio de todas as 530 mudas de espécies arbóreas previstas para a área de preservação permanente do Igarapé do 40. A ação contou com a participação de instituições parceiras e superou as expectativas dos organizadores com mais de 350 pessoas inseridas nas atividades. O plantio foi feito ao longo de três quilômetros nos dois sentidos da avenida Manaus 2000, nas margens do igarapé.

A ação foi aberta pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, que chamou a atenção para a importância simbólica do plantio. “O que estamos fazendo hoje é assumindo um compromisso de melhoria da qualidade ambiental da cidade. Manaus é hoje a capital mais importante da Amazônia, mas com um baixo índice de arborização nos passeios públicos. Aproveitamos para encerrar a Semana da Árvore com essa ação de plantio no igarapé do 40 que precisa de uma qualificação ambiental depois de ter passado por um processo de requalificação urbanística”, afirmou a secretária. Kátia Schweickardt conclamou toda a comunidade do entorno a cuidar das árvores, a não depredar nem quebrar galhos.  

igarape40-mudas3Foram distribuídas na ação 500 mudas de espécies frutíferas e ornamentais, dentro do Projeto Mais Fruta no Meu Quintal, da Semmas. Além de promover a arborização de uma área de preservação permanente (APP), a ação contou com oficinas de educação ambiental sobre arborização urbana. O plantio contou com a participação de diversas instituições, entre as quais o Comando Militar da Amazônia, por meio do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs),  Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ONG Gaviam da Amazônia, Rede Amazônica, AmazonSat, Fametro, Uninorte, Yamaha, Hospital Samel e Honda.

igarape40-mudas5Foram distribuídas mudas de acerola, cacau, jambo, jatobá, cupuaçu e fruta-pão, entre as frutíferas, e mudas ornamentais como minixora, hibisco, duranta e crótons. Na margem do igarapé foram plantadas seringueiras, andiroba, munguba, pau-pretinho, jutairana e ipê. Todas as entidades participantes  receberam certificados de Amigo do Verde, concedido pela Semmas. O grupo Reciclabando Garis da Alegria, da Semulsp, também marcou presença.

igarape40-mudas8De acordo com o Departamento de Arborização e Paisagismo, só este ano, de janeiro a agosto, já foram plantadas 28.359 mudas ornamentais, 2.159 mudas de árvores, 166.104 mudas foram produzidas no Viveiro Municipal e 50.410 foram doadas em pontos de distribuição e ações educativas da Semmas.

Roberto Brasil