Semana alerta para violência praticada contra idosos

By -

violencia-contra-idososA Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Saúde do Idoso, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, definiu uma semana de atividades junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e comunidades. O objetivo é alertar profissionais e a sociedade sobre a violência praticada contra o idoso nos dias atuais.

“Consideramos a violência um problema de saúde pública”, destaca o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informando que ao longo do ano, a Secretaria realiza ações variadas com foco na prevenção da violência contra grupos populacionais específicos, dentre os quais os idosos. “A prevenção, a conscientização e a informação técnica relacionada aos casos de violência estão dentre as nossas prioridades por todos os motivos sociais e humanos e também porque a violência tem grande impacto na qualidade da saúde física e mental do cidadão e nas rotinas da assistência em saúde”, ressalta.

“A população idosa se torna vulnerável em função da idade e das alterações funcionais próprias dessa faixa etária. A fragilidade e a vulnerabilidade fisiológica do idoso o tornam vítima em potencial dos vários tipos de violência”, afirma Maria Eliny da Rocha, chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa.

As atividades programadas incluem palestras educativas e rodas de conversas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde e m espaços comunitários em todas as zonas geográficas da capital e área rural do município. Entre os temas a serem abordados estão Violência contra a Pessoa Idosa, A Importância da Família no processo de cuidar da Pessoa Idosa e o Estatuto do Idoso.

“É importante que os idosos mantenham-se ativos e independentes. A família pode estimular a participação deles em atividades socioculturais e educativas em sua comunidade, em grupos e no diálogo familiar”, explica Maria Eliny.

As atividades relativas à Semana do Idoso serão desenvolvidas com a participação do Núcleo de Prevenção a Riscos a Saúde por Causas Externas, Núcleo de Educação em Saúde e Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

Roberto Brasil