Sejel abre oficialmente calendário esportivo na capital amazonense

By -

Fotos: Mauro Neto/Tácio Melo/Alessandra Reis

Em ação integrada, o Governo do Amazonas lançou no sábado (24/02), o programa “Amazonas em Movimento”, voltado ao enfrentamento à violência e criminalidade. A primeira edição começou ontem e continua neste domingo, das 8h às 20h, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. O evento conta com a coordenação das Secretarias de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), de Segurança Pública (SSP), de Cultura (SEC) e da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

O programa, que foi lançado pelo governador Amazonino Mendes, oferece gratuitamente atividades para toda a família e marca a abertura oficial do calendário esportivo da Sejel na capital amazonense. No primeiro dia da ação, mais de mil pessoas passaram pelas tendas da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.

Para Janaina Chagas, secretária da Sejel, o programa “Amazonas em Movimento” vem para revolucionar a atuação do Governo do Amazonas na área social e, no que diz respeito à Sejel, mostrar que o esporte atua como ferramenta de transformação e inclusão social da população. 

“Somos um time e, como tal, estaremos lutando juntos para proporcionar à comunidade o acesso ao esporte e ao lazer em sua máxima abrangência. A ideia é que o programa seja desenvolvido todos os fins de semana e em diferentes zonas da cidade, para que cada vez mais pessoas sejam alcançadas”, disse Janaína. 

De acordo com o coordenador-geral de eventos da Sejel, Taner Teixeira, o programa abriu o calendário esportivo em Manaus e a secretaria terá atividades em todas as suas áreas. “Essa ação veio exclusivamente para unir algumas secretarias em prol do bem-estar, lazer, esporte e cultura para a população. Precisamos estimular as práticas saudáveis e proporcionar à população um ambiente em que se sintam acolhidos e confiantes nos serviços que são prestados pelo Governo do Amazonas”, disse. 

A aposentada Gleide Vilhena, de 60 anos, é moradora do bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, e recebeu o convite de amigos para participar do programa “Amazonas em Movimento”. Depois de passar por algumas tendas, Gleide parabenizou a iniciativa do Governo do Amazonas e disse que a ideia tem tudo para dar certo. “Acho essa ação maravilhosa, pois muitos bairros não oferecem lazer para a juventude e esses jovens ficam à mercê de coisas ruins como as drogas, que é um dos maiores males na atualidade. Desejo honestamente que cada vez mais bairro sejam alcançados por esse projeto, pois tem tudo para dar certo”, destacou. 

Morador do bairro Jorge Teixeira e microempresário no ramo de venda de móveis, Jorge Souza, 53, afirmou que foi ao evento para conhecer o programa, pois afirma que o bairro está carente de ações sociais. “Bati várias fotos e vou postar em minhas redes sociais. Realmente essa ação do Governo do Amazonas veio para ficar e se todos puderem participar seria maravilhoso, porque aqui, de fato, o morador pode aproveitar vários serviços e ter um momento de lazer com a família, de forma segura e saudável”, afirmou. 

A autônoma Gabriela de Oliveira, 19, ficou muito surpreendida com o “Amazonas em Movimento”, pois afirmou nunca ter visto uma ação como essa pelo bairro Jorge Teixeira e disse ter gostado do resultado. “Trouxe minha filha Isabella, de três anos, e ela está encantada com as brincadeiras e jogos esportivos  com as outras crianças. Além disso, vi várias atividades que até eu mesma posso fazer como danças, atendimentos de saúde e até mesmo jogos. Gostei muito e estão todos de parabéns”, falou. 

Outros serviços – A Sejel contou com o Espaço “Vidativa” e teve uma apresentação muito especial de vários grupos compostos apenas por idosos, com direito a dança e muita animação.

O Centro de Treinamento e Alto Redimento da Amazônia (Ctara) ofereceu à população avaliações físicas, massagens e aferição de pessão. E como não podia deixar de ser, foram montadas tendas de jogos com atividades recreativas como miniatletismo, minivôlei, minifutsal, área de lutas, dominó, xadrez, tênis de mesa, pebolim, entre outros.

Distribuição de bolas – Algumas das bolas de “dente de leite” que foram arrecadadas na final do Peladão de 2017, no último final de semana, na Arena da Amazônia, foram distribuídas entre as crianças que participaram das atividades esportivas do “Amazonas em Movimento”.

Roberto Brasil