Segurança está pronta para garantir jogos tranquilos, diz secretário da SSP

By -

CICC-COLETIVA -11

O Plano Integrado de Segurança planejado para os Jogos Olímpicos em Manaus será testado em sua plenitude nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, primeiro dia de jogos do Torneio Olímpico de Futebol, na Arena da Amazônia.  As ações já estão acontecendo desde o último sábado com a chegada das delegações a Manaus, mas é a primeira vez que a operação vai atingir seu grau máximo com mais de 50 órgãos atuando em conjunto.

Além da proteção às delegações e a segurança do público que irá assistir aos jogos, o planejamento visa atender as demandas do trânsito nas imediações da Arena da Amazônia e orientar a população. Aproximadamente 2.000 servidores de segurança das esferas Estadual, Federal e Municipal atuarão na arena durante os jogos entre Suécia e Colômbia, às 19h, e Nigéria e Japão, às 22h.

Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM), e fazem parte dos protocolos que devem ser seguidos dentro da Operação Integrada Jogos Olímpicos 2016 no Amazonas, da qual participam 50 órgãos das forças federais, estaduais e municipais, divididos nos eixos Defesa, Segurança e Inteligência.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, além dos policiais nos locais de evento, câmeras posicionadas em pontos estratégicos reforçam as ações de segurança. “Agora, iremos colocar em prática todo o nosso planejamento integrado e acreditamos que, seguindo todos os protocolos, teremos sucesso na execução de cada plano”, afirmou.

Mario Dantas