Seduc realiza aulões de preparação para o Enem

By -
Este é um serviço que o Governo do Estado está oferecendo visando qualificar nossos jovens para a participação no Enem, afirmou o secretário Rossieli

Este é um serviço que o Governo do Estado está oferecendo visando qualificar nossos jovens para a participação no Enem, afirmou o secretário Rossieli

Para reforçar a preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início a mais uma edição do projeto “Amazonas no Enem” com transmissão de “aulões” de reforço para estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio em unidades de ensino da capital e dos 61 municípios do interior. As aulas também podem ser acompanhadas pela comunidade em geral.

Abrangendo todas as disciplinas do ensino médio, os “aulões” serão ministrados por professores especializados e transmitidos para a capital e para o interior do Estado sempre aos sábado de manhã,a partir das 9h, do Centro de Mídias de Educação, localizado em prédio anexo à sede da Seduc, na Avenida Waldomiro Lustoza, nº 250, bairro Japiim 2.

As aulas serão ministradas em todos os sábados, até o dia 17 de outubro, no final de semana que antecede à aplicação das provas do Enem deste ano de 2014.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, este é o segundo ano de aplicação do projeto e o objetivo é oferecer maiores oportunidades para os estudantes finalistas do ensino médio matriculados na rede pública estadual de ensino e também para a população em geral interessada. “Este é um serviço que o Governo do Estado está oferecendo visando qualificar nossos jovens para a participação no Enem que hoje é o principal instrumento de acesso ao ensino superior”, disse o secretário, citando que aproximadamente 49 mil estudantes devem ser beneficiados, a cada sábado, com a iniciativa.

Rossieli Soares informou também que, para reforçar esta ação, o Governo do Estado,via Seduc, lançará, nos próximos dias um aplicativo, que poderá ser acessado em smartphones, que dará acesso às aulas. “É mais uma novidade que estamos trabalhando com o propósito de beneficiar nossos jovens. Este aplicativo estará disponível para acesso nos próximos dias e com ele as pessoas poderão acessar aulas, conferir dicas com professores especialistas e obter informações imprescindíveis para ter êxito na prova”, anunciou o secretário.

auloes-seduc-1Enem  –  A edição de 2015 do Enem terá 7.746.057 candidatos, segundo balanço divulgado no dia 31/07, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Instituto ainda não divulgou o número de candidatos por Estado. O número é 11,2% menor que o da edição de 2014 e quebra uma sequência de recordes registrada desde 2008.

Este ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro, iniciando às 13h30, pelo horário de Brasília e terão o total de 180 questões, distribuídas em quatro áreas de conhecimento: ciências humanas; ciências da natureza; linguagens, códigos e redação; e matemática.

Amazonas apresenta evolução – Divulgado no último dia 5 pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado do Enem por escola, realizado em 2014, aponta que as médias da rede pública estadual de educação do Amazonas evoluíram “14,5” pontos em relação à média geral alcançada pelas escolas do Estado no mesmo exame no ano de 2013.

No mesmo período comparativo – 2013 para 2014 – a evolução das médias das escolas estaduais do Amazonas supera a evolução geral alcançada pelas escolas brasileiras. Enquanto as médias das escolas da rede estadual do Amazonas evoluíram “14,5” em suas médias, a média nacional evoluiu “4,2” pontos.

Com o crescimento de “14,5” a rede pública estadual de educação do Amazonas, em comparativo com as demais redes estaduais, foi a que apresentou o maior percentual de evolução nacional.

Roberto Brasil