Seduc promove oficina de jogos de alfabetização matemática

By -

oficina-jogos-matematicos-1Aproximadamente 280 docentes de sete coordenadorias distritais, além dos professores do município de Manacapuru, participam da “Oficina de Jogos de Alfabetização Matemática”, que teve início nesta quarta-feira (17) e segue até o dia 9 de setembro. O objetivo da realização das oficinas é a construção de jogos que auxiliem o professor no desenvolvimento do currículo da alfabetização matemática.

As oficinas são realizadas pela Gerência do Ensino Fundamental, vinculada à Secretaria de Estado de Educação e da Qualidade do Ensino (Seduc), e contempla 40 docentes por coordenadoria. No município de Manacapuru a data ainda será definida. As oficinas possuem uma carga horária de 8 horas.

oficina-jogos-matematicos-2O público-alvo das oficinas são os professores do I Ciclo dos anos inicias do Ensino Fundamental e que não participaram da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

São destacados no cronograma da oficina a importância do lúdico para o processo de aprendizagem dos estudantes; conhecer os objetivos, regras e dinâmica dos jogos que fazem parte da ementa da oficina; e vivenciar na prática os jogos confeccionados durante a atividade proposta.

No conteúdo programático serão trabalhados alguns eixos, dentre eles: número e operações; geometria; grandezas e medidas; estatística e probabilidade; e álgebra e funções.

oficina-jogos-matematicos-3As formações encerram com uma avaliação feita pelos próprios professores participantes, por meio de um instrumento elaborado e aplicado pela Gerência de Avaliação de Formações do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan). De acordo com a gerente do Ensino Fundamental I, Nelyzabel Carneiro, a formação é importante para auxiliar os professores quanto às práticas metodológicas que podem ser aplicadas com os alunos em sala de aula. “Do ponto de vista didático a formação é importante para subsidiar os professores em práticas metodológicas voltadas para a alfabetização matemática assim como o desenvolvimento integrado de conhecimentos e habilidades sociais, físicas e cognitivas dos alunos”, contou.

Após a formação, os professores participantes das oficinas poderão desenvolver e aplicar a metodologia de jogos no ensino da matemática em sala de aula para seus alunos. As formadoras dessas oficinas são as professoras Florisbela Cardoso e Aline Almeida.

Roberto Brasil