Seduc intensifica preparação dos estudantes para o exame nacional

By -

auloes-seduc 1Com o objetivo de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu neste final de semana mais uma edição das  atividades pedagógicas do projeto “Aulões do Enem”.

As atividades, neste final de semana, foram conduzidas pelo secretário de Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima, em programação realizada no Centro de Mídias de Educação do Amazonas, localizado no bairro Japiim 2, zona sul de Manaus.

Tansmitidas via Centro de Mídias de Educação, através de estúdios de vídeo, as aulas são acompanhas por mais de 10 mil estudantes em escolas estaduais de Manaus e de todos os 62 municípios do Amazonas.

Na capital, os aulões são acompanhados pelos estudantes em mais de 35 escolas estaduais, que funcionam como pólos de transmissão. No interior, as aulas são acompanhadas também, em tempo real, por estudantes e moradores de 3 mil comunidades rurais.

auloes-seduc 2De acordo com o secretário de Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima, a ideia é intensificar cada vez mais as atividades preparatórias para o Enem, a fim de que os estudantes estejam aptos para as provas do Exame. “Este projeto do Governo do Estado tem como foco a preparação dos nossos estudantes para as provas do Enem, por isso, com aulas semanais transmitidas a todo o Estado do Amazonas, somadas às ações pedagógicas desenvolvidas nas nossas escolas da capital e do interior, teremos grandes condições de alcançar excelentes resultados no exame nacional”, afirmou o secretário da Seduc, Algemiro Lima.

O projeto “Aulões do Enem” acontecem até as datas do exame nacional – programadas para ocorrer nos dias 5 e 6 de novembro – e abrangerá todas as disciplinas que constam no conteúdo programático das provas.

Neste final de semana, por meio do projeto, foram ministradas e transmitidas ao vivo, aulas da disciplina de Língua Portuguesa, com foco nos gêneros textuais: definições e funcionalidades. Até a data de aplicação das provas do enem – 5 e 6 de novembro de 2016 – estão previstas aulas de todas as disciplinas que compõm a grade curricular do ensino médio.

Números

O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal mecanismo de acesso ao ensino superior no país. Em 2015, na última aplicação do exame, um total de 7,7 milhões de pessoas participaram das avaliações. No Amazonas, 156.735 inscreveram-se para participar das provas.

Roberto Brasil