Seduc instrui candidatos quanto a horários e locais de aplicação do Enem

By -

enem-horariodeveraoCom a liberação dos cartões de confirmação, os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem atentar para os procedimentos prévios para a realização de suas provas. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua Gerência de Ensino Médio, alerta os candidatos do Amazonas para o fato de que o horário de início da avaliação é 13h no horário oficial brasileiro de verão e, portanto, 11h na maioria das cidades do Amazonas, incluindo Manaus.

Realizada em âmbito nacional e servindo como o principal meio de ingresso no ensino público superior, o Enem, em 2014, terá suas provas aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No Amazonas, 184.864 candidatos estão inscritos e devem participar das provas.

Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou aos candidatos inscritos, o acesso aos seus cartões de confirmação. Para a consulta é preciso acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), http://enem.inep.gov.br/, informando o número do CPF e a senha registrada no ato da inscrição no exame, a qual pode ser recuperada no mesmo endereço eletrônico.

Conforme a gerente de Ensino Médio da Seduc, professora Ana Donizete, nos cartões de confirmação constam informações imprescindíveis ao candidato. “Tais como o local de realização de sua prova; a opção de língua estrangeira feita pelo candidato para o exame, além do horário da prova e, se for o caso, a especificação de atendimento especializado se o candidato for portador de alguma necessidade especial”, informou Ana Donizeti.

A representante da Seduc citou que dos 184,4 mil inscritos para participar do exame no Amazonas, aproximadamente 45 mil são estudantes que atualmente cursam o 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública estadual.

Uma das novidades deste ano, para o Amazonas, é que o Governo Federal ampliou o número de municípios nos quais as provas serão aplicadas. “Neste ano, 56 municípios (incluindo Manaus) receberão o Enem, 13 localidades a mais que o ano passado. Acredito que a expansão da oferta contribuiu com o aumento em 6,3% do número de inscritos no Estado, que saltou de 173,7 participantes em 2013 para 184,8 mil em 2014”, apontou Ana Donizeti.

Recomendações – Entre as recomendações indicada aos candidatos está a atenção ao que diz o edital. “É importante aos candidatos ler integralmente o edital e atentar para questões como, por exemplo, o uso obrigatório de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente na ocasião da prova. É necessário também atentar para a documentação que deve ser apresentada no dia da prova, preferencialmente RG original”, disse Ana Donizeti.

A professora recomenda também aos candidatos uma visita prévia ao local da prova. “A melhor forma de evitar contratempo é antecipar-se, sabendo o endereço e o melhor trajeto para se chegar ao local de realização de sua prova”, disse Ana Donizeti, acrescentando que o candidato que tiver dúvidas quanto à localização da escola estadual que fará o exame poderá obter informações em qualquer unidade de ensino da rede. “Em todas as unidades da Seduc é possível obter instruções uma vez que nossas escolas são organizadas por distritos. Basta procurar a escola mais perto e pedir informações”, salientou.

A alimentação correta para evitar desgaste físico por conta da duração da prova e a preocupação em chegar com antecedência ao local determinado também são dicas fundamentais. “Devido à longa duração da prova, recomenda-se que os candidatos alimentem-se corretamente antes da realização do exame. Para evitar possíveis transtornos, indicamos, também, a chegada com pelo menos uma hora de antecedência ao local designado para a avaliação”, concluiu Ana Donizeti.

Roberto Brasil