Seduc capacita professores do interior para atuação no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

By -

pacto-nacional-ensino-medioA Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza nesta semana um curso de capacitação direcionado a 82 professores do interior do Estado que atuarão como disseminadores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Promovida na Faculdade de Educação da Ufam (Faced) a formação será concluída na próxima sexta-feira, dia 12. 

Os 82 professores atuam especificamente em escolas públicas estaduais do interior do Estado. Após a formação, os profissionais disseminarão o conhecimento adquirido em um processo que, na prática, contemplará 5,6 mil professores em todo o Amazonas.  

De acordo com a gerente de Ensino Médio da Seduc, professora Ana Donizete, no decorrer dos quatro dias de capacitação, os 82 docentes terão acesso a fundamentações pedagógicas e conhecerão novas metodologias para fortalecer a atuação deles e dos demais professores de suas escolas.

O curso abordará os seguintes módulos: “Ensino Médio e Formação Humana Integral”, “O Jovem como Sujeito do Ensino Médio”, “O Currículo do Ensino Médio: Seus Sujeitos e Desafios na Formação Humana Integral”, “Áreas de Conhecimento e Integração Curricular” e “Organização e Gestão Democrática na Escola”.  

Criado pelo Governo Federal via Ministério da Educação (MEC), o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi firmado com todas as Unidades da Federação que assumiram o compromisso em impulsionar o ensino médio desenvolvido pelas escolas públicas brasileiras a partir da adoção de medidas que o tornem, progressivamente, mais atrativo para os estudantes.

 

No Amazonas, o Pacto conta com o trabalho intensivo e mobilização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que nesta etapa conduz, em parceria com a Ufam, a capacitação de professores da capital e do interior.

 

Segundo Ana Donizete, uma nova etapa de formação será realizada entre os dias 16 e 19 de setembro com 79 professores, o que totalizará 161 docentes disseminadores capacitados somente neste mês de setembro.

 

Novas metodologias – Participando do curso, o professor de Matemática da escola estadual Donga Michiles, localizada em Maués (distante 259 km de Manaus), Lázaro Souza, disse que a capacitação permitirá que os docentes renovem suas metodologias. “Os educadores, especialmente os que atuam no Ensino Médio, devem buscar constantemente a atualização de seus métodos. Nesse sentido, o curso será muito útil”, apontou.

Atuando na educação de jovens portadores de necessidades especiais, Ema Nunes, que é professora intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) na escola estadual Brandão de Amorim, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus),mencionou que o curso reforçará o trabalho pedagógico aplicado pelas escolas do Amazonas. “Encontraremos subsídios para desenvolver o nosso ofício com maior qualidade. Pretendo, a partir da capacitação, aprimorar o trabalho desenvolvido com estudantes portadores de necessidades especiais”, comentou.   

Roberto Brasil