Seduc anuncia a relação dos 20 estudantes que participarão de intercâmbio no Canadá

By -

seduc-secretario-01O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, anunciará nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, a relação com os nomes dos 20 estudantes do ensino médio da rede pública estadual que participarão neste ano de 2015 de um intercâmbio educacional de 15 dias no Canadá.

Os 20 estudantes integram a primeira turma de participantes do programa estadual Amazonas Bilíngue e conquistaram vaga no intercâmbio por serem os cursistas com as maiores médias no referido programa.

O anúncio com a relação dos 20 contemplados com a participação no intercâmbio será realizado às 9h da próxima quinta-feira (dia 12) na escola estadual Maria Amélia do Espírito Santo, situada na Rua Jurema, s/nº, Conjunto Kíssia, bairro Dom Pedro.

Lançado em 2013 pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o programa Amazonas Bilíngue tem oportunizado a centenas de jovens matriculados na rede pública estadual de ensino o aprendizado da língua inglesa, por meio de um curso gratuito sob a assessoria de professores especializados.

Desenvolvido em Manaus e também nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, o programa consiste em um curso de dois anos, com aulas desenvolvidas aos sábados, abrangendo 200 horas de atividades formativas e contando com material didático específico. Ao participar do programa os jovens também têm acesso à alimentação e uniforme (camisa do programa).

Segundo o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, o curso é voltado para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública e tem por objetivo capacitar jovens com fundamentos de língua estrangeira (língua inglesa) envolvendo noções de gramática e conversação. O programa também visa formar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo, no Pólo Industrial de Manaus ou em demais frentes de trabalho.

Inteiramente gratuito, o programa já ofereceu um total de duas mil vagas, com a primeira turma (de mil estudantes) ingressando em 2013 e a segunda (de também mil cursistas) ingressando no ano de 2014.

Conforme planejamento pré-definido, em cada uma dessas etapas (1ª e 2ª turma) os 200 estudantes com os melhores coeficientes tiveram (ou terão) acesso a um exame de proficiência reconhecido internacionalmente pela Universidade de Cambridge (University of Cambridge). Os 20 estudantes com as melhores médias no referido exame têm assegurado o intercâmbio de 15 dias no Canadá.

Roberto Brasil