SEC REALIZA “ENCONTRO COM ESCRITORES”

By -

encontro

Estudantes de escolas públicas do Amazonas têm a oportunidade de conversar com autores de obras amazonenses no ”Projeto Encontro com o Escritor” do programa “Mania de Ler”, que terá nova edição na próxima quinta-feira (29), às 10h, na Escola Estadual Maria de Lourdes Arruda (Rua Tomas Antônio Gonzaga, S/N – Alvorada II – Conjunto Promorar).


O escritor convidado desta vez é Jaime Diakara, que falará sobre sua obra “WaímũrãKi´tiakã – Histórinhas dos Animais”, contemplada com o PROARTE LITERATURA 2013, da Secretaria de Estado de Cultura.

“Ler uma obra e poder conversar com o seu autor é uma oportunidade rica de muita troca, na qual os alunos podem tirar dúvidas sobre a história e falar sobre os aspectos que envolvem o processo criativo. Para o autor, é um momento valioso de contato com seus leitores e para os professores de Língua Portuguesa e Literatura, espaço de grande aprendizado e feedback produtivo”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Jaime Diakara

Escritor Jaime Diakara

A obra em debate “Waímurãki‘tiakã – Historinhas dos Animais” traduz elementos da narrativa das histórias tradicionais dos povos indígenas da etnia desâna do alto rio Negro e caminha para além dos elementos orais perpassados pelo tempo.

O texto retrata a vivência pessoal do autor e valoriza a história do seu povo, com discurso permeado de conteúdo simbólico que alcança o público infantojuvenil.

O objetivo do projeto “Encontro com o Escritor” é despertar o interesse pela leitura e promover o contato de autores amazonenses com os alunos, estimulando o surgimento de novos autores, por meio da realização de encontros e debates sobre a produção literária em nossa região nas escolas da rede pública de ensino.

Áida Fernandes