Saúde Bucal recebe primeiro lugar em prêmio Brasil Sorridente

By -

brasil-sorridente-01A política pública municipal em Saúde Bucal, executada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi classificada em primeiro lugar para receber o Prêmio Brasil Sorridente, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em parceria com o Ministério da Saúde. A premiação é concedida anualmente aos municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de Saúde Bucal.

Manaus foi classificada na categoria que envolve os municípios com população acima de 300 mil habitantes. São Bernardo do Campo, município paulista, foi premiado em segundo lugar, e a terceira colocada foi Vitória, no Espírito Santo, seguida de Florianópolis e Curitiba.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, comemorou o prêmio como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e lembrou que, em 2014, a cidade de Manaus foi classificada em terceiro lugar para receber o Prêmio Brasil Sorridente. “O primeiro lugar na mesma categoria mostra que o município continua o trabalho de melhorar e qualificar os serviços oferecidos à população, ampliando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), implantando e efetivando as ações planejadas a cada ano”, destacou Homero de Miranda Leão.

brasil-sorridente-02De acordo com a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel Santana, o prêmio a cada ano leva em consideração as ações que o município desenvolveu no ano anterior, ou seja, o prêmio de 2015 é referente ao trabalho realizado em 2014. “Manaus teve destaque por questões como a gestão em saúde pública, a execução do Plano de Cargo, Carreira e Subsídios (PCCS), as ações de prevenção e diagnóstico do câncer bucal, a ampliação do acesso aos serviços e a implantação de novas equipes de saúde bucal. Em dezembro de 2013 eram 89 equipes e um ano depois o número passou para 105”, informou Nara Esquivel.

Como parte do Prêmio Brasil Sorridente concedido pelo o Conselho Federal de Odontologia, o município de Manaus receberá um gabinete odontológico e um quantitativo de kits odontológicos (escova, creme e fio dental) para distribuição junto à população. “O gabinete odontológico será instalado em uma Unidade Básica de Saúde, onde poderá beneficiar as pessoas que mais precisam do atendimento em saúde bucal”, explicou Nara Esquivel.

Roberto Brasil