Saterés Mawé celebram Dia da Independência com ações de cidadania

By -

Com uma série de ações sociais e de resgate da cidadania para mais de 600 famílias da etnia Sateré Mawé, a Prefeitura de Maués celebrou nesta quinta-feira (7), o Dia da Independência na comunidade Vila Nova, maior e principal comunidade indígena da Terra do Guaraná, que está situada a duas horas de barco da sede do município.

Durante todo o feriado, a prefeitura mobilizou uma centena de servidores de diversos segmentos – de assistentes sociais a médicos, cabelereiros e professores – para prestar serviços como emissão de certidões de nascimento e carteiras de identidade, palestras socioeducativas, assistência social, inscrições em programas municipais e federais e atividades de lazer e recreação para as crianças.

Entre as sete da manhã até às 17 horas, período de duração da ação social, foram emitidas 200 carteiras de identidades e mais de 100 regularizações junto ao serviço militar o, além de 152 indígenas que foram inscritos e passarão a receber benefícios como o Bolsa Família.

“Desde 2012 nenhuma autoridade municipal sequer visitou a tribo para conhecer a situação que vivemos. Como brasileiros, que também celebram a Independência, o reconhecimento da nossa cidadania e dos nossos direitos foi o melhor presente que poderíamos receber”, destacou o tuxaua geral de Maués e presidente do Conselho Geral Sateré, Antônio Tibúrcio Neto.

Recebido por Tibúrcio e dos demais tuxauas do município com o çapo – cerimônia de boas-vindas na qual é servida uma imensa cuia com uma mistura de guaraná nativo ralado com água – o prefeito de Maués, Junior Leite, afirmou que novas ações de fortalecimento dos vínculos com os indígenas serão realizadas pelo município até o final deste ano, com a construção e reforma de escolas e a outras ações de cidadania em comunidades mais distantes.

“Além da continuidade deste projeto de cidadania em comunidades mais distantes da sede, já iniciamos a licitação para construção de três novas escolas em comunidades indígenas, quadras e espaços esportivos, além de incentivos à produção e comercialização de toda a produção artesanal Sateré”, destacou Junior Leite.

Ao final do encontro o prefeito participou de uma cerimônia ao lado dos tuxauas, encenando o tradicional Ritual da Tucandeira da tribo Sateré Mawé.

*Com informações da assessoria

Roberto Brasil