Sandra Braga acompanha liberação de recursos para seis municípios amazonenses atingidos pelas cheias

By -
Sen. Sandra Braga

Sen. Sandra Braga

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional, já repassou diretamente aos municípios amazonenses atingidos pelas cheias do rio mais de R$ 1,5 milhão. Os recursos foram solicitados pelos municípios de Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Itamarati e Tapauá. As informações foram repassadas à senadora Sandra Braga (PMDB/AM), que tem acompanhado de perto as ações do governo federal em atendimento às vítimas das enchentes.

“A situação no interior é grave. Por isso, em meu gabinete, oferecemos suporte às prefeituras que precisam encaminhar os documentos solicitados para a liberação de recursos e acompanhamos a tramitação desses pedidos de ajuda dentro do ministério, no caso, o da Integração Nacional. Já estive com o ministro Gilberto Occhi e ele está sendo muito atencioso com as demandas do estado”, explicouSandra.

Até o momento, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já reconheceu a situação de emergência em 19 municípios. Além dos que já receberam os recursos, os municípios em estado de emergência são: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Juruá, Lábrea, Pauini, Santo Antonio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé e Tonantins. Desses, estão em análise os chamados planos detalhados de respostas de Ipixuna e Lábrea. Nesses planos, obrigatórios para a liberação de recursos, são listadas as necessidades mais urgentes do município.

Além de recursos financeiros transferidos diretamente às prefeituras, a Secretaria já enviou ao Amazonas, para atendimento às vítimas das cheias, quatro mil kits de alimentos, 3,1 mil galões de água, 950 kits de higiene, e 1,150 mil colchões.

Roberto Brasil