Samu capacita para atendimento em primeiros socorros

By -

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) ministraram na tarde dessa segunda-feira (24/04) um curso de capacitação em primeiros socorros para membros do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Aeronáutica e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). O objetivo é promover mais segurança no atendimento às vítimas em situação de risco. Aproximadamente 40 profissionais participaram do treinamento no 7º batalhão da Polícia do Exército, localizada na avenida Coronel Teixeira, 5165, Ponta Negra.  

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, destacou a importância de uma equipe preparada para oferecer atendimento com qualidade.  “O treinamento deve ser constante para manter os profissionais preparados para as mais diversas situações. Com a preparação das equipes em primeiros socorros teremos mais capacidade para atuar de forma compartilhada em ocorrências mais graves”.

Durante a capacitação, instrutores do Samu ministraram curso de parada cardíaca e atendimento aos traumas com aula teórica e prática. A chefe do Núcleo em Urgência do Samu, Leda Cabral, falou sobre a troca de experiências. “O curso é importante porque proporciona o compartilhamento de conhecimento com diversas instituições. A integração e a troca de experiências são fundamentais para melhor desempenho no atendimento das vítimas”.

O médico socorrista, Jander Araújo, alertou sobre atendimento mal feito nas vítimas. “A expectativa é capacitar profissionais que atuam na área para que eles saibam como agir nas mais diversas situações como hemorragias, fraturas e queimaduras. Um péssimo atendimento pode comprometer ainda mais a saúde da vítima”, avaliou.

Roberto Brasil