Samel investe R$ 6 mi em qualidade e se iguala a hospitais de referência nacional

By -

laboratorio

Mesmo em período de crise econômica no País, o Plano de Saúde e Hospital Samel, que oferece há 33 anos serviços de assistência médico-hospitalar em Manaus, manteve seus investimentos na qualidade de seus processos e principalmente no atendimento ao público. Em 2015, os investimentos foram da ordem de R$ 6 milhões, ou seja, igual aos recursos aplicados no ano anterior. Para este ano, a expectativa é de manter esse volume de investimentos.

O diretor-presidente do Plano de Saúde e Hospital Samel, Luís Alberto Saldanha Nicolau, disse que a Samel, com o intuito de prestar assistência de qualidade à população manauara, investe em seus profissionais, oferecendo treinamentos e cursos de qualificação, se destacando como referência às demais instituições de saúde do Estado.

tomografiaSamel

Quanto à infraestrutura, a projeção é de que a Samel inaugure ainda neste primeiro trimestre, o ‘Day Hospital’, que consiste na unidade hospitalar onde se onde se interna por apenas um dia. Nesse modelo, os pacientes são internados para realizar tratamentos clínicos ou cirúrgicos, e recebem alta em até 12 horas.

O ‘Day Hospital’ possui todos os equipamentos necessários a um hospital de grande porte, segue normas próprias de procedimentos e oferece aos seus clientes (médicos e pacientes) conforto, comodidade e total segurança. A unidade também está localizada na Avenida Joaquim Nabuco.

“O Hospital Samel passa por uma fase de transição, com significativos investimentos na expansão de sua estrutura e em melhorias no atendimento, por meio de um plano de qualidade que consiste num conjunto de ações para promover o contínuo aprimoramento de todos os serviços realizados pela instituição”, frisou.

Investimentos em gestão

Segundo o diretor-presidente, dentre as principais iniciativas do grupo estão duas certificações concedidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), especialmente no Nível 2 – Acreditado Pleno, visto que são poucos os hospitais no País que contam com essa acreditação.

UTI Samel

O dirigente explicou ainda que a certificação ONA Nível 2 agrega valor ao sistema de gestão. Isso significa, segundo Nicolau, que a Samel está no caminho de excelência em seus processos, que existe um alinhamento entre as áreas buscando atender a todas as expectativas do paciente mantendo a segurança e atendimento humanizado. “Em nível nacional se iguala a hospitais de ponta e de referência, mostrando que estamos mantendo os mesmos padrões”, destacou.

 

Além disso, há o pioneirismo na certificação ISO 14001 em âmbito hospitalar, bem como o destaque na modalidade de gestão pelo Programa de Qualidade do Amazonas (PQA), concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Em 2015, o Hospital Samel ganhou o destaque pela gestão no PQA. Nicolau atribui isso à constante busca em elevar o padrão dos serviços estabelecendo as melhores práticas de gestão, por meio de um melhor posicionamento estratégico.

“O processo que é contínuo e vem sendo realizado por intermédio de monitoramento de indicadores, mapeamento de processos e ações sustentáveis, somado ao perfil organizacional, foram fundamentais para o alcance do resultado”, afirmou.

O Hospital Samel também possui as certificações Diamante Prime em Fixação Segura e Lesões de Pele.

Mario Dantas