Samel é 1º hospital do Norte a ter certificação ambiental

By -

SAMEL-HOSPITAL-ISO-14001 03A gestão ambiental aplicada na área de saúde é uma conquista do Amazonas, que sai à frente, com a certificação pioneira do Plano de Saúde e Hospital Samel. Para se ter dimensão, no Estado, pouco mais de 17% das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus apresentam certificação na Norma Brasileira ISO 14001, que trata especificamente do meio ambiente e é um complemento importante da ISO 9001, obrigatória para as empresas que querem se beneficiar com os incentivos da Zona Franca de Manaus.

O diretor-presidente do Plano de Saúde e Hospital Samel, Luís Alberto Saldanha Nicolau, disse que a gestão ambiental em uma grande organização que utiliza insumos durante 24 horas por dia exige soluções complexas, e, no hospital, processos inovadores e a alta eficiência são priorizados para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.

“Essa atuação contribui para a redução no uso de recursos naturais, a melhora dos padrões de poluição atmosférica e a proteção da população, com o descarte correto de resíduos hospitalares”, explicou o gestor.

Com auditoria realizada pela Det Norske Veritas (DNV), o Hospital Samel é o único no Norte, segundo o Inmetro, a contar com o certificado, reconhecido internacionalmente, sendo conferido às empresas que comprovam engajamento com a responsabilidade ambiental no desenvolvimento de suas atividades.

SAMEL-HOSPITAL-ISO-14001 02“A ISO 14001 surgiu da necessidade de desenvolver normas que tratassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos, o tratamento dos riscos ao meio ambiente e o atendimento à legislação ambiental das empresas na execução de suas atividades”, explicou o diretor.

Iniciativas sustentáveis

Dentre as inúmeras ações desenvolvidas pela Samel no âmbito da ISO 14001, destaca-se o a instalação de 100% de lâmpadas LED, sendo o primeiro hospital do Brasil a possuir em toda a sua estrutura esse tipo de iluminação sustentável. As lâmpadas de LED são ecologicamente corretas, pois reduzem a emissão de CO2, contrariando o efeito estufa.

O investimento na autonomia no fornecimento de energia em um grupo de geradores redundantes, capaz de fornecer energia acima da demanda atual do hospital foi outra aposta do grupo para a eficiência energética e melhor atendimento aos usuários.

Outra iniciativa inovadora foi o reaproveitamento de água e óleo por meio de várias ações. Uma delas foi a campanha sobre o descarte correto, estimulando os colaboradores do hospital a levar o óleo de cozinha (usado) para um posto de coleta, onde foi produzido sabão biodegradável. Estima-se que uma família gere 1,5 litro de óleo de cozinha por mês e um litro de óleo é responsável pela poluição de um milhão de litros de água.

A coleta seletiva também foi uma boa prática aplicada pelo hospital, que produz grande quantidade de lixo/ dia e o manejo de todos os resíduos demanda uma logística complexa.

SAMEL-HOSPITAL-ISO-14001 04Plano Diretor de Sustentabilidade Ambiental

Com o apoio da MB Consultoria, o Hospital iniciou seu Plano Diretor de Sustentabilidade Ambiental, trabalhando com ações que traduzem a preocupação da instituição com o meio ambiente e a comunidade.

Nicolau informou ainda que o hospital trabalhou muito sobre a eficiência energética, adaptando os processos já existentes, haja vista as muitas legislações aplicáveis exigindo uma sensível mudança de cultura, aliada a ações sustentáveis. “A gestão ambiental vem complementar o sistema de gestão pela qualidade, adotado no Hospital por meio do Projeto DNA – Desenvolvendo Novas Atitudes, tendo na sustentabilidade a sua visão de futuro”, disse o dirigente.

Assim, para a implantação de uma política ambiental consistente, a empresa MB Consultoria e o setor de qualidade do hospital estabeleceram direcionamentos dos trabalhos já existentes e realizaram um levantamento dos aspectos relacionados ao meio ambiente para cada atividade realizada na instituição, padronizando procedimentos e estabelecendo indicadores para acompanhar a evolução do desempenho.

Para incentivar a participação de todos os envolvidos no processo, foram desenvolvidas campanhas de comunicação educativas sobre o descarte correto de resíduos e o consumo consciente dos recursos. “Afinal, esse é apenas o começo de um longo e permanente trabalho de conscientização, mudança de comportamento e de atitude das pessoas que trabalham ou frequentam o hospital”, frisou o diretor-presidente.

SAMEL-HOSPITAL-ISO-14001 01Sobre a ISO 14001

A ISO 14001 consiste em uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

Roberto Brasil