Samel conquista recertificação “Diamante Prime” em prevenção de lesões de pele e apresenta caso clínico no Congresso Interpele 2016

By -

Troféu Recertificação Diamante Prime em Lesões de Pele - 3M do Brasil

Há 35 anos o Hospital Samel tem como missão prestar à população amazonense um atendimento médico hospitalar de alta qualidade, proporcionando resolubilidade com segurança e humanização, adotando entre outras, práticas que auxiliam na prevenção de lesões de pele em pacientes acamados.

Como resultado desse trabalho, a Samel conquistou, nos últimos anos, diversas certificações que atestam o seu compromisso com a segurança e bem estar dos pacientes, entre elas o selo de “Acreditado Pleno”, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a recém recertificação na categoria “Diamante Prime” em Prevenção de Lesões de Pele, destacando-se entre os hospitais e centros de saúde da Região Norte.

Processo de avaliação

 Certificado Recertificação Diamante Prime em Lesões de Pele - 3M do Brasil

O processo de recertificação aconteceu após auditoria da 3M, importante órgão certificador de centros de saúde de todo o país, que avaliou o Procedimento Operacional Padrão (POP) direcionado à prevenção e tratamento dos vários tipos de lesões de pele e os requisitos pré-determinados, como Protocolo de Prevenção de Úlceras por Pressão, Protocolo de Prevenção de Dermatite Associada à Incontinência, entre outros.

Apresentação de caso clínico no Congresso Interpele

Este ano, ao receber a recertificação Diamante Prime em Prevenção de Lesões de Pele, o Hospital Samel foi selecionado entre os mais de 70 centros de saúde inscritos para apresentação de um caso clínico de sucesso no Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele (InterPele), realizado em São Paulo.

Há cerca de dois anos, o Hospital Samel acomoda em sua moderna Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI Adulto), que dispõe de infraestrutura e equipamentos de última geração, pacientes em estado crítico que demandam de cuidados especiais. Geralmente, pacientes acamados por longos períodos de internação desenvolvem lesões cutâneas decorrentes da interação de diversos fatores relacionados ao paciente, ao ambiente hospitalar e à assistência prestada. Porém, durante todo o período de internação na UTI, os pacientes não apresentaram qualquer tipo de lesões na pele, resultado do trabalho integrado e contínuo da equipe multidisciplinar altamente capacitada da instituição, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas.

samel-35-anosOs setores de Ensino e Pesquisa e Qualidade do Hospital Samel desenvolveram um minucioso artigo que evidencia o sucesso dos casos clínicos, que após analisado pela equipe avaliadora da 3M do Brasil, teve licenciada a apresentação no Congresso Interpele 2016, realizado em São Paulo, que reuniu profissionais da área de saúde de todo o país, além de palestrantes nacionais e internacionais que discutiram a prevenção de lesões de pele aliada a sustentabilidade econômica.

Para o diretor-presidente do Hospital Samel, Sr. Luís Alberto Saldanha Nicolau, “a conquista dessa recertificação é um reconhecimento do empenho de toda a equipe do Hospital Samel, que trabalha monitorando a incidência de diversas lesões cutâneas por meio de indicadores. Nosso trabalho de prevenção é embasado nas evidências científicas das boas práticas assistenciais”.

 

Mario Dantas