Rotta convoca CONTRAN para explicar situação dos extintores de incêndio na Comissão de Defesa do Consumidor

By -

_MG_0161

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou o requerimento do deputado federal Marcos Rotta (PMDB/AM), na quarta-feira (23) e vai realizar audiência pública para debater sobre a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio para os automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

De acordo com o parlamentar, a Comissão deve trazer representantes do órgão para cobrar um posicionamento em relação aos prejuízos causados aos consumidores e empresários brasileiros, que foram induzidos ao erro pelo Conselho.

“Julgo que essa é mais uma decisão infeliz e prematura do Contran, milhares de consumidores brasileiros estão neste momento, sem saber o que fazer com o seu extintor de incêndio. O Conselho baixou mais uma norma obrigando as pessoas, num curto espaço de tempo, a adquirirem esse extintor, vários órgãos se posicionaram contrários a isso, inclusive a Proteste, e mesmo assim o Contran levou a cabo essa determinação, agora consumidores e empresários estão amargando o prejuízo”, declarou Rotta.

O peemedebista disse ainda que vai cobrar do Conselho, uma alternativa para ressarcir consumidores e empresários lesados com a aquisição desses extintores.

Além do Conselho Nacional de Trânsito, a Associação de Defesa dos Direitos dos Consumidores do Brasil (Proteste), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Associação dos Fabricantes de Extintores (Abiex) e a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), também serão convidados para participar do encontro.

Mario Dantas