Rotta convida ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio a ir à Manaus

By -

MDIC

O deputado federal Marcos Rotta (PMDB-AM) convidou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro, a ir até Manaus. O objetivo da visita é estender aos empresários e a toda a população da capital os compromissos assumidos na semana passada com a bancada parlamentar do Amazonas em relação à Zona Franca de Manaus.

Em reunião no ministério na última quarta-feira (11), Monteiro afirmou que apresentará um diagnóstico, em até 30 dias, sobre a situação dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) que ainda não foram analisados pela pasta.

A aprovação dos PPBs é pré-requisito para que as empresas com interessem em instalar-se no polo industrial tenham acesso aos incentivos fiscais destinados pelo governo federal à Zona Franca de Manaus. A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, também participou do encontro.

“Aqui no ministério me comprometo a fazer o inventário de todos os projetos em análise para verificar onde há dificuldades. Acredito que, em 30 dias, já poderemos dar uma resposta sobre esses processos. Também quero informar a todos que vou trabalhar com a Rebecca da forma mais cooperativa possível, com a definição de prioridades para a Zona Franca de Manaus”, informou o ministro.

Armando Monteiro afirmou que vai criar um grupo de trabalho para ampliar as possibilidades de exportação da produção do Polo Industrial da capital do estado. O objetivo é aproveitar a qualidade dos produtos e o câmbio favorável.

“Podemos estudar o mercado, ver quais produtos têm mais potencial para exportação, estudar mudanças na legislação, enfim, acredito que conseguir um canal para exportação é uma proposta irrecusável”, acrescentou.

Também participaram do encontro com o ministro os senadores  Sandra Braga (PMDB-AM), Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Omar Aziz (PSD); e os deputados federais Hissa Abrahão (PPS), Alfredo Nascimento (PR), Pauderney Avelino (DEM), Átila Lins (PSD), Silas Câmara (PSD) e Arthur Bisneto. A deputada Conceição Sampaio (PP) não pôde participar por estar em evento do partido dela no Rio de Janeiro.

Mario Dantas