Ricardo Nicolau pede vistoria em prédio do extinto Hospital da Mulher, em Manacapuru

By -
Dep. Ricardo Nicolau

Dep. Ricardo Nicolau

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), que preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), encaminhou expediente à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) solicitando a realização de uma vistoria técnica no prédio onde funcionava o extinto Hospital da Mulher, em Manacapuru (município a 68 km de Manaus). O espaço está em desuso há pelo menos cinco anos.

No documento, o parlamentar sugere ao titular da Susam, Pedro Elias de Souza, que avalie a viabilidade de restauração do imóvel. O prédio fica localizado no mesmo terreno do Hospital Geral Lázaro Reis, unidade que hoje atende toda a demanda de Manacapuru. A prefeitura tem gestão plena da saúde pública municipal, ou seja, a saúde é municipalizada.

“Estamos propondo ao Estado que verifique se o prédio tem condições de ser restaurado e que, se for possível, firme parceria com a prefeitura municipal para revitalizar o Hospital da Mulher”, diz Ricardo Nicolau. “Manacapuru tem crescido bastante e uma unidade de saúde voltada exclusivamente à população feminina tem grande importância.”

Denúncias veiculadas na imprensa local dão conta de que a situação de abandono da edificação tem oferecido riscos à saúde e segurança da população de Manacapuru. Moradores do entorno do hospital relataram ao parlamentar que o espaço sem utilização acabou se tornando vulnerável à ação de criminosos e usuários de drogas.

“O espaço físico do Hospital da Mulher é razoavelmente grande e os habitantes reivindicam que sejam implantados no local uma nova maternidade, um novo centro cirúrgico, novos leitos, entre outros”, enumera o presidente da Comissão de Saúde da Aleam, que também encaminhou à Susam imagens recentes das instalações do prédio.

Mario Dantas