Ricardo Nicolau intervém por apoio emergencial da FAB a São Gabriel da Cachoeira

By -
Dep. Ricardo Nicolau

Dep. Ricardo Nicolau

Para evitar o desabastecimento de água, alimentos e medicamentos em São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus), o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) está solicitando à Força Aérea Brasileira (FAB) a liberação de aeronaves, modelo Hércules, para minimizar as consequências da vazante do rio Negro que colocou o município em estado de emergência no início deste mês.

Após reunião com lideranças locais, o deputado encaminhou ao VII Comando Aéreo Regional (Comar) e ao Ministério da Defesa uma moção assinada por parlamentares e proprietários de 60 estabelecimentos comerciais de São Gabriel da Cachoeira. A estiagem prejudica o tráfego das embarcações de grande porte que levam mercadorias e já não conseguem chegar ao município.

De acordo com Ricardo Nicolau, a situação afeta principalmente as comunidades localizadas nas áreas mais remotas. “A previsão é de que a estiagem dure até o fim de março, os problemas estão se agravando e os 60 mil habitantes de São Gabriel da Cachoeira correm risco de isolamento. O apoio da FAB, que sempre tem socorrido o nosso interior nesses períodos, é essencial para conter o desabastecimento”, observa.

A vereadora Diana Abreu (PSD) relatou que a chegada de mantimentos ao município, que normalmente levava três dias, agora está demorando o dobro do tempo. “A seca está tão severa que alguns trechos do rio estão com apenas 1,5 metro de profundidade. Os barcos grandes não conseguem navegar com segurança, somente algumas embarcações pequenas que não suprem as necessidades”, afirma.

A vazante do rio Negro é considerada atípica por estar acontecendo em época de cheia, geralmente nos três primeiros meses do ano. Conforme informações do Serviço Geológico do Brasil, da Companhia de Recursos e Produção Mineral (CPRM), o principal motivo é a falta de chuvas em todo o Estado provocada pelo fenômeno climático El Niño.

Roberto Brasil