Ricardo Nicolau cumpre agenda externa pela Comissão de Saúde da Aleam

By -

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), cumpriu uma agenda de compromissos externos na manhã desta sexta-feira, 12 de maio. O parlamentar participou do seminário regional da Câmara Federal sobre as atribuições de agentes comunitários e, também, da primeira reunião dos gestores das unidades administradas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) com o novo titular da pasta, Vander Alves.

 

O seminário foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus, pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei nº 6.347/2016. A matéria define as atribuições profissionais dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O evento foi coordenado pela deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM) junto ao relator da comissão, deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT).

 

No debate, o deputado falou da importância de revisar as responsabilidades dos profissionais que atuam para prevenir doenças e promover a saúde em localidades distantes dos principais centros. Ricardo Nicolau destacou que o Amazonas se diferencia do restante do Brasil por possuir dimensões continentais, uma logística diferenciada e regiões de difícil acesso nos municípios do interior.

 

“O Amazonas é diferente dos outros estados, principalmente quando se fala em endemias e no trabalho fantástico que é feito pelos agentes de saúde nas comunidades mais distantes. São eles que chegam aonde, muitas vezes, os governos não conseguem. Eles chegam com as soluções e trazem esperança”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde.

 

O PL nº 6.347/2016 altera a lei federal que regulamentou a profissão em 2006, redefinindo as atribuições de cada cargo. A proposta diferencia as atividades privativas, supervisionadas, compartilhadas e integradas. O texto exige o ensino médio como condição para exercer a atividades, além de 200 horas de curso de aperfeiçoamento a cada 24 meses de atuação, assim como outras 40 horas de formação inicial.

 

Susam – A convite do novo secretário estadual de saúde, o deputado Ricardo Nicolau esteve presente na primeira reunião técnica dos gestores da área, na sede administrativa da Susam, bairro Aleixo. O pano de fundo do encontro foi a apresentação e discussão das diretrizes e metas estabelecidas pelo governador David Almeida (PSD) para reduzir as filas e assegurar a eficiência dos serviços das unidades hospitalares.

 

“O governador David Almeida solicitou que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa participasse desse processo de mudança. Estamos aqui para contribuir com as ações dessa área tão importante para a população”, declarou o deputado Ricardo Nicolau. “Temos a possibilidade de enfrentar os problemas de forma técnica, priorizando os recursos da área essencialmente para a assistência médica e o abastecimento da rede.”

Mario Dantas