Ricardo Nicolau comemora permissão para Aleam lançar rádios FM em Parintins, Manacapuru e Careiro

By -

ricardo-nicolau-blog-da-floresta

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) comemorou a permissão que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu do Ministério das Comunicações para executar Serviços de Radiofusão Sonora em Frequência Modulada (FM) nos municípios Parintins, Manacapuru e Careiro (a 369 km, 68 km e 88 km da capital, respectivamente). A Casa recebeu o sinal verde do órgão federal após vencer processos de seleção iniciados em 2011.

De acordo com as portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU), a Aleam está autorizada a implantar as rádios FM nos três municípios, com fins exclusivamente educativos, por dez anos. Em Parintins, o Legislativo Estadual poderá colocar sua programação no ar na frequência 290E. As transmissões para a população de Manacapuru poderão ser feitas por meio do canal 291E.

 

Ricardo Nicolau lembrou que o pleito pela liberação das rádios nos municípios teve início em 2011, primeiro ano de sua gestão na Aleam. No mesmo período, a Casa Legislativa firmou um convênio pioneiro no país junto ao Senado Federal para lançar em Manaus o sinal aberto da TV Aleam, no canal digital 55.3, e inaugurar a Rádio Senado/Aleam.

 

“Estamos felizes com a publicação das outorgas de permissão para as três rádios no interior do Amazonas, onde esse meio de comunicação ainda tem muita força. A possibilidade de implantação de uma rádio FM educativa representa um grande mecanismo de cidadania e de inserção dos habitantes de Parintins, Manacapuru e Careiro no Poder Legislativo”, celebra o deputado.

 

A TV Aleam entrou na rede aberta em dezembro de 2012, após 12 anos compartilhando um canal fechado com a Câmara Municipal de Manaus (CMM). A parceria com o Senado também permitiu à Rádio Aleam, lançada em 2011 apenas como webrádio, passar a veicular seus noticiários e programas jornalísticos na grade da sintonia 106,9 FM.

Áida Fernandes