Ribeirinhas do Juruá recebem atendimento médico-social

By -

jurua-atendimento-medico-blogdafloresta 01Da Redação – A prefeitura municipal de Juruá está colocando em prática uma iniciativa que deveria servir de exemplo para outros municípios, que é a visita periódica de médicos e profissionais da saúde e de Assistentes Sociais, que atendem a população semestralmente, é assim de tem como melhor avaliar a saúde da população. A coordenação é do próprio prefeito Tabira Ferreira que faz questão de saber como anda a saúde da população ribeirinha.

jurua-atendimento-medico-blogdafloresta-colagem 01O prefeito afirma que existem programas voltados para atender a população mais carente. “Mantemos programas sócio-educacionais voltados exclusivamente para atender a zona ribeirinha, que sofre muito ou seja com a enchente, ou com a estiagem, que as vezes prejudica comunidades inteiras e é por este motivo é que a prefeitura mantém programas de atendimento a população permanentemente” disse Tabira Ferreira.

jurua-atendimento-medico-blogdafloresta 10O médico Emílio Chaves Aliaga comanda as atividades, visitando pessoalmente as comunidades. Ele costuma conversar com os comunitários e assim conhecer de perto cada detalhe, o que facilita no atendimento clínico. É comum e até tornou-se um hábito essas visitas às comunidades interioranas.

jurua-atendimento-medico-blogdafloresta-colagem 02Além da equipe médica também participam das atividades a psicóloga Elcina Aldalice do Nascimento, que procura anotar todos detalhes que colhe da entrevista que faz com os comunitários. Por sua vez, a assistente social Ana Maria Barreto procura analisar caso a caso. Essas atividades fazem parte da rotina de atividades desses profissionais municipais que não medem esforços para levar mais qualidade de vida dos moradores do município de Juruá. (Texto e Fotos: Kennedy Lyra)

Roberto Brasil