Reviravolta no Sub-20 do AM: Manaus FC é declarado campeão pela FAF

By -

manausfc-1O Manaus FC foi declarado campeão da categoria pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) na tarde desta segunda-feira, 31, por meio da nota oficial nº 004/2016 assinada pelo presidente Dissica Valério Tomaz. 

A decisão corrige a injustiça contra o Gavião do Norte, que tinha sido eliminado da competição no dia 17 de junho, pouco antes do início da fase semifinal, pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM). O motivo da exclusão do Manaus FC teria sido a escalação irregular de atletas, mas a diretoria recorreu e o caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que deu ganho de causa ao Gavião do Norte. 

Após a decisão do STJD, a FAF teria que realizar as semifinais com a presença das quatro melhores equipes da fase de classificação, que pela ordem foram: Fast Clube, Penarol de Itacoatiara, Manaus FC e Rio Negro. Destes, apenas o Manaus FC manifestou a vontade de voltar à disputa no campo. 

manausfc-2Diante da desistência dos três clubes, a federação resolveu homologar a conquista para o Manaus FC. A entrega do troféu do campeão estadual Sub-20 acontecerá nesta terça-feira, 1 de novembro, às 16h, no estádio Carlos Zamith – durante o intervalo da partida entre Manaus FC x Cliper, válido pela sétima rodada do Amazonense Juvenil. 

Gavião fora da Copa São Paulo 2017

Apesar da homologação do título, o Manaus FC não será o representante do Amazonas nem na Copa Norte e muito menos na Copa São Paulo de Juniores 2017. A primeira não vai mais acontecer, enquanto o prazo para a FAF indicar o representante do Estado na segunda terminou no dia 20 de setembro.

Devido ao prazo, a FAF indicou para a Copa São Paulo 2017 o campeão amazonense de 2015, ou seja, o Fast Clube.

 

Roberto Brasil