Resgatar o papel da OAB na sociedade é crucial, aponta Omara Gusmão

By -
Omara Gusmão

Omara Gusmão

A advogada especialista em Direito Tributário, professora universitária e candidata a vice-presidente da OAB-AM pela chapa “Muda OAB-Aliança” encabeçada por Jean Cleuter Mendonça, Omara Gusmão, quer ver a entidade de volta aos grandes debates da sociedade. “Mas como protagonista das ações, não apenas como coadjuvante ou simples espectador, como tem acontecidos nos últimos anos”, diz ela.

Omara define como “crucial” o resgate da OAB como uma instituição que tem lutas históricas reconhecidas. “A OAB sempre esteve presente nos grandes debates nacionais, nas grandes discussões da sociedade. Não há incompatibilidade entre uma OAB que defenda as prerrogativas dos advogados e aquela que é protagonista das grandes ações sociais”, assinala.

“Quem não se lembra, por exemplo, quando há 23 anos, ao lado de Barbosa Lima Sobrinho da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o então presidente da OAB nacional, Marcelo Lavenère ofereceu ao Congresso Nacional a denúncia de crime de responsabilidade contra o presidente Fernando Collor, resultando no impeachment do primeiro presidente eleito pelo voto direto no Brasil após a ditatura militar?”, aponta Omara. “E, antes disso, nos anos 60 a OAB esteve presente em todos os momentos da vida nacional alertando para os riscos do regime de exceção que se instalava. A OAB lutou e conseguiu o restabelecimento do habeas corpus que havia sido suspenso há mais de dez anos pelo AI-5, instrumento que consolidou a ditadura no país. Na década de 1970 pressionou pela anistia ampla, geral e irrestrita, em 80 sofreu atentado a bomba e também encabeçou a luta pelas “Diretas Já” e muitas outras bandeiras”, assinala Omara.

Com o discurso afinado com o do candidato a presidente, Jean Cleuter, Omara aponta que essa OAB viva é que precisa ser resgatada. “Uma OAB voltada para suas finalidades institucionais e como protagonista das grandes discussões da sociedade. Esse é o ponto básico!”, sintetiza ela.

Roberto Brasil