Reintegração de posse em Rio Preto da Eva

By -

reintegracao-de-posse-rio-preto 01Órgãos das esferas estadual e municipal cumpriram, na manhã desta quarta-feira (15), o mandado de Reintegração de Posse em uma Área de Preservação Ambiental (APA), localizada à rodovia AM-010, ramal São Francisco, no município de Rio Preto da Eva (a 58 quilômetros de Manaus em linha reta).

A ação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e obedece à medida judicial concedida pela juíza de Direito, Patrícia Macêdo de Campos, da Vara Única da Comarca do município.

reintegracao-de-posse-rio-preto 03“A função da Secretaria de Segurança Pública, e os demais órgãos apoiadores, foi justamente fornecer o aparato necessário para que o oficial de Justiça desse cumprimento à medida judicial”, explica a secretária-executiva do Gabinete de Gestão Integrada da SSP-AM, Zandra Ribeiro.

reintegracao-de-posse-rio-preto 04A área que foi reintegrada é de 84.047,19m² e fica ao lado de um conjunto habitacional. Cerca de 146 casebres ocupavam aquela área com aproximadamente 66 famílias que, de acordo com a secretária-executiva do GGI, não moravam no local.

“Foi verificado que as pessoas ficavam pelo período do dia para demarcar território. A noite elas retornavam às suas casas”, conta Zandra Ribeiro.

reintegracao-de-posse-rio-preto 02A reintegração de posse da área durou cerca de 4 horas e meia (com iniciou às 6h e término por volta das 10h30), seguindo de forma tranquila e pacífica.

Quase 160 servidores, de órgãos estaduais e municipais, deram apoio ao cumprimento da medida judicial, entre elas: Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Eletrobrás Amazonas Energia, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Secretaria de Educação de Rio Preto da Eva, Secretaria de Assistência Social de Rio Preto da Eva, Secretaria de Infraestrutura do município e Secretaria de Saúde de Rio Preto da Eva.

Roberto Brasil