Referência no combate ao trabalho infantil no Amazonas, professora Creuza recebe medalha na CMM

By -

IMG_8219

A Doutora Creuza Ferreira Barbosa, recebeu na manhã desta quarta-feira (21), a Medalha de Ouro, “Garcitylzo do Lago e Silva”, que destaca trabalhos relevantes na área de educação. Creuza que também é professora e Auditora do Ministério do Trabalho aposentada, é uma das pessoas mais importantes na história do Amazonas, no que diz respeito ao combate ao trabalho infantil. A solenidade aconteceu no Plenário Adriano Jorge na Câmara Municipal de Manaus.

Creuza Barbosa destaca que grande parte da sua vida dedicou ao magistério, e que não é sempre que um servidor público tem seu trabalho reconhecido. “Dediquei grande parte da minha vida ao magistério, e me orgulho de ter lutado pela valorização dos nossos educadores, enfrentando até uma expulsão do cargo de diretora do Instituto Benjamin Constant pela nossa causa. E essa homenagem não é só o reconhecimento ao meu trabalho, mas de todos os educadores que me acompanham até hoje”, ressalta Creuza.

IMG_8164

De acordo Therezinha Ruiz, autora da propositura, a homenageada mesmo aposentada ainda realiza um trabalho incansável no combate à exploração do trabalho infantil. “A professora Creuza não se destacou somente na Educação, mas pelo trabalho desempenhado quanto aos crimes cometidos à infância e à adolescência, como idealizadora e coordenadora da Campanha Permanente de Combate ao Trabalho Infantil e do Projeto “As Escolas”, mesmo estando aposentada”, relata a parlamentar.

Ainda durante a sessão especial, um grupo de alunos da Escola Municipal Maria Rufina de Almeida, no Alvorada, interpretou o texto “O prefeito de Tereré”, que destaca a exploração do trabalho infantil. O texto é de autoria da Dra. Creuza Barbosa.

A solenidade encerrou às atividades em alusão “III Semana Municipal de Valorização do Educador”, que iniciou no último dia 14, com homenagens a professores de destaque na Educação, Palestra motivacional a educadores e a entrega do Prêmio “Professor Inovador 2015”, com a seleção de projetos inovadores desenvolvidos nas escolas de Manaus, e que vem melhorando o desempenho escolar dos alunos.

 HISTÓRICO

Creuza Barbosa é casada há 45 anos com Waldir Santos, ex-atleta de futebol e mãe de três filhos: Waldir Júnior, Adriana e Demétrius. Formada em Língua Portuguesa e bacharelada em Direito, pela Universidade Federal do Amazonas. Como professora trabalhou em várias escolas, mas destacou-se na diretoria da Escola Estadual Benjamin Constant, quando promoveu uma mudança educativo-cultural à época.

Creuza também é escritora, e possui algumas obras publicadas, como: Coleção do Trabalho Infantil – de Criança para Gente Grande e Fábulas e Apólogos da Amazônia, em coautoria com a professora Adriana Barbosa. E no último dia 2, a professora Creuza lançou mais uma obra literária ‘Fragmentos do Cotidiano I – Trabalho Infantil’, da professora Creuza Barbosa, grande lutadora da erradicação do trabalho infantil no Amazonas.

Mario Dantas