Rede de drenagem solucionará problemas de alagações no Monte das Oliveiras

By -

drenagem-monte-das-oliveiras 01Os moradores das ruas Iarapé e Preciosa, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, vivenciavam sérios problemas de alagações, que causa perigo constante em dias de chuva. Após o levantamento topográfico da área, as equipes da Prefeitura de Manaus deram início às obras de drenagem profunda no local. 

Os trabalhos, executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciaram essa semana. A rede dupla de drenagem que está sendo implantada, com um total de 50 metros, será suficiente para dar a correta vazão às águas pluviais e, assim, sanar os problemas antes enfrentados pelas mais de 60 famílias residentes no entorno. O serviço deve ser concluído em até 30 dias.

drenagem-monte-das-oliveiras 07Moradora do bairro há 15 anos, Rebeca Almeida disse que em apenas três dias do início dos serviços no local já foi possível perceber melhorias para os moradores. “Até bem pouco tempo nossa realidade aqui era de agonia e sofrimento, pois toda vez que chovia esse igarapé transbordava. Além disto, parte do barranco estava cedendo. Vários anos equipes da prefeitura estiveram aqui olhando nosso problema, mas somente nesta gestão é que realmente as coisas saíram do papel. Somente nesses três dias de trabalho e limpeza já temos outra realidade” enfatizou.

No cruzamento das duas vias existe um igarapé que também está recebendo serviços de melhorias. O lixo encontrada no leito, só agravava a situação de risco e transtorno para os próprios moradores.

drenagem-monte-das-oliveiras 06Atualmente estão sendo implantadas as tubulações necessárias e construída uma grande caixa coletora para auxiliar o escoamento das águas.

Rebeca reconhece que, após o fim dos trabalhos da prefeitura, a população também precisa colaborar evitando jogar lixo no leito do igarapé, para não poluir e trazer novos problemas. “Vamos iniciar uma nova realidade agora. Nossa área ficará até mais valorizada, portanto, a população também precisa fazer a sua parte e não jogar lixo no igarapé”, destacou.

drenagem-monte-das-oliveiras 02O morador Antônio Francisco da Silva comentou que desde que chegou ao bairro, há 10 anos, nunca tinha visto ações como as que estão ocorrendo no momento. “Essa é a primeira vez que estamos vendo máquinas no local. Essa cena era quase um sonho, agora, vamos ter mais dignidade de moradia”.

Novos planos

Com o fim das ações, a comunidade já começa a planejar crescimento para o bairro. Com a área pronta, um grupo de moradores pretende apresentar na prefeitura um projeto para a criação de um Centro de Convivência Familiar na área, para atender as famílias da comunidade. “Antes deste serviço de drenagem não poderíamos sonhar com melhorias e investimentos. Agora, já estamos até idealizando usar esse espaço para fazer uma área de convivência familiar e para prática de atividades físicas”, comemorou o morador Ubaldo Silva.

Roberto Brasil