Rede de drenagem na zona Norte é recuperada

By -

drenagem-zona-norte-manaus-01A Prefeitura de Manaus está intensificando os serviços de drenagem na cidade. Somente neste mês de janeiro o trabalho foi executado  em 2.500 metros de área, incluindo assentamento, recuperação e manutenção das mesmas.

Durante esta semana, os serviços foram concentrados em duas áreas: na Rua João de Paula, na  Colônia Antônio Aleixo, e na Avenida A, no Vale do Sinai, ambos na zona Norte.

Na Colônia, os trabalhos ainda estão em andamento por se tratar de uma área extensa com 300 metros de rua. No local, estão sendo implantados 400 tubos em concreto armado. Com a ação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (seminf), responsável pelos trabalhos, irá por fim aos alagamentos na área, que ocorriam há mais de 20 anos.

“A marca da água da chuva está na parede da minha casa. Solicitamos o serviço da prefeitura para que resolvessem de vez esse problema”, disse o morador e comerciante  João Carlos de Souza Silva, que acompanha as obras no bairro.

O mesmo tipo de serviço é realizado na Avenida A, bairro Vale do Sinai, zona Norte. Os 650 metros de drenagem profunda vão até a Avenida Francisco Queiroz – principal via do Manoa. Segundo os moradores da área, a rede de drenagem estava comprometida devido ao crescimento do bairro e as inúmeras ligações pluviais clandestinas.

drenagem-zona-norte-manaus-02As tubulações passavam por trás das casas e a água da chuva não tinha por onde escoar, por isso alagava. “Torciamos para não chover. Hoje, vemos que a situação está sendo resolvida”, destacou a moradora Maria de Lurdes. No Vale do Sinai, a drenagem está 70% concluída.

Após essa etapa, a prefeitura irá recuperar todo o meio-fio e sarjeta da área. “Depois de finalizarmos esses serviços, vamos seguir com a programação, atendendo outras áreas que também necessitam de atenção diferenciada”, informou o secretário municipal de infraestrutura, Alexandre Morais.

Ainda segundo o secretário, as drenagens profundas e superficiais aumentam a durabilidade da massa asfáltica, o que também significa responsabilidade com a aplicação do dinheiro público.

A programação de drenagens profunda e superficial segue diariamente, conforme levantamento de técnicos dos distritos de obras da cidade. Além disso, os moradores também podem apontar os lugares que necessitam desses serviços por meio do Disque Seminf (0800 092 85 56). Os trabalhos são executados por meio de 15 distritos de obras da Seminf.

Quando realizada antecipadamente, a drenagem pode prevenir grandes problemas de alagamentos e, consequentemente, danos à camada asfáltica das vias. Esse tipo de problema tende a ocorrer principalmente nas áreas mais baixas das comunidades.

Roberto Brasil