Recapeamento da Avenida Costa e Silva é concluído e ações seguem em outras duas vias

By -

recapeamento-silves-02A Avenida Presidente Costa e Silva – antiga Silves – que liga o Distrito Industrial ao bairro Cachoeirinha, na zona Sul, foi totalmente recapeada pela Prefeitura de Manaus. Os serviços iniciados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) no último dia 14 foram concluídos na madrugada deste domingo (30). Uma nova camada asfáltica foi aplicada em toda a extensão da via num trecho que compreende 4,4 quilômetros – em ambos os sentidos.

Os dois sentidos da via – Distrito Industrial/Cachoerinha e Cachoeirinha/Distrito Industrial – foram contemplados. Os trabalhos iniciados no primeiro trecho foram concluídos no domingo passado, dia 23. Em uma semana foi concluído o segundo trecho que segue no sentido Bola da Suframa.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, este é o primeiro grande corredor viário das 120 vias que serão totalmente recapeadas pela Prefeitura. As ruas fazem parte do pacote de obras de verão e estão divididas em nove lotes. Três deles já foram licitados e compreendem 54 ruas.

A segunda etapa dos trabalhos na via é destinada para serviços de reparos em calçadas, sarjetas e meio-fio, de acordo com o subsecretário de Obras Públicas, Antônio Nelson.

recapeamento-silves-01A Rua Ramos Ferreira, que liga o bairro Cachoeirinha à Aparecida, é a próxima via a receber uma nova camada asfáltica. A previsão é de que os trabalhos tenham início no dia 2, quarta-feira. Outras duas vias também serão recapeadas na sequência: a Rua Tapajós e Avenida Tarumã, na Praça 14 de Janeiro.

Outras frentes

Dando celeridade ao trabalho, a Prefeitura de Manaus segue com outras duas frentes de recapeamento. As avenidas Leonardo Malcher, na zona Sul, e a Mirra, na zona Leste, que absorvem intenso fluxo de veículos e são considerados grandes corredores viários, também estão sendo recapeadas. A primeira liga o bairro Cachoeirinha ao Centro e é usada, principalmente, como rota do transporte coletivo para os ônibus que saem do Terminal de Integração da Cachoeirinha, o T2, para o Centro. A segunda é também rota de transporte coletivo e alternativo e escoa grande parte dos veículos que circulam pelos bairros Jorge Teixeira, João Paulo, Mutirão e Grande Vitória.

A recuperação dos grandes corredores viários, segundo Antônio Nelson, conta com um trabalho reforçado de base. Estão sendo aplicadas, segundo ele, duas camadas asfálticas nessas vias. A primeira é a regularizadora, chamada de binder, e a segunda com o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). O recapeamento total nessas vias terá dez centímetros de espessura.

Na Leonardo Malcher, de acordo com Antônio Nelson, está sendo usado, ainda, pedra brita para preparar a base. Somado as duas camadas asfálticas, o material garantirá mais durabilidade à base.  

recapeamento-silves-03Ruas a serem receptadas

Dos 9 lotes de obras desse verão, três já foram licitados. São eles os lotes 1, 6 e 8. O lote 8 atende os bairros Morro da Liberdade, Betânia, Cachoeirinha, Aleixo, Crespo, Santa Luzia, Centro e Praça 14. O recapeamento será executado nas ruas Tapajós, São Benedito, Branco e Silva, Leopoldo Neves, Pedro e Souza, Piauí, Nova e nas avenidas Presidente Kennedy, Adalberto Vale, Tefé, Tarumã, Rodrigo Otávio e Leonardo Malcher – esse último já iniciado.

Já o lote 1 abrange os bairros Tancredo Neves, Jorge Teixeira, São José, Gilberto Mestrinho e Novo Reino, na zona Leste. Nesse lote estão incluídas as ruas Sapucaia, Carajuru, Timbó, Topázio, Vitória, Angelim, A, C, das Camélias, das Papoulas, dos Minerais, Quartzo, Amazonino Mendes, Jarbas Passarinho, Aratituba, Bom Intento, 12, 10-k, 09, Marginal A, dos Pinheiros, Ônix, Pedras Coradas, Venezuela, Iraque e Democracia, além das avenidas Perimetral, Batrun, 25 de dezembro, Q, D e Mirra – esta última já iniciada.

As ruas Jerônimo Ribeiro, Rio Branco, 05 de setembro, Alexandre Amorim, 10 de julho e as avenidas Padre Agostinho Caballero e Ramos Ferreira, localizadas nas zonas Oeste e Sul, fazem parte do lote 6. Dentro desse lote está inclusa, ainda, a Avenida Costa e Silva onde os serviços já foram concluídos.

O próximo lote a ser licitado é o de número 3, que abrange 12 vias da zona Norte. As ações serão executadas nas ruas Monte Horebe, do Passeio, São Marcos, São Luiz, da Saudade, João Câmara, 192, 74, 27 e nas avenidas D, Timbiras e Noel Nutels. 

Roberto Brasil